As pessoas com idades entre 30 e 39 anos serão vacinadas em Juiz de Fora ainda neste mês de julho. A informação foi revelada pela secretária de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (SS/PJF), Ana Pimentel, nesta sexta-feira (2) ,em entrevista à Rádio Transamérica Juiz de Fora. O cronograma completo de vacinação da população com pelo menos 18 anos será publicado pela PJF ainda na tarde desta sexta, contemplando toda a faixa populacional até o dia 10 de agosto, de acordo com a titular.
O calendário divulgado anteriormente pela Prefeitura contemplava a população de 40 anos ou mais, que será vacinada até o próximo dia 10. Independentemente da atualização do cronograma municipal, a imunização desta faixa etária segue o previamente divulgado. “O calendário para a próxima semana está mantido, a gente chega a até 40 anos na próxima semana e terá muitas pessoas fazendo D2 (segunda dose) a partir do dia 12 de julho”, explica Ana Pimentel.
A estimativa de vacinar toda a população com idade acima de 18 anos até o dia 10 de agosto se dá em função da expectativa de continuidade de recebimento de vacinas durante as próximas semanas. “Pelas informações que temos recebido através dos meios de comunicação, parece que as vacinas continuarão chegando. Chegando ao município, a gente terá concluído essa vacinação até o dia 10 de agosto”, complementa a secretária.
Análises da Prefeitura já apontam impactos positivos da vacinação no município, de acordo com o secretário. “A gente identifica de duas formas: na ocupação de leitos de enfermaria e UTI. A gente continua tendo casos no município, casos positivos e casos suspeitos. Mas não tema gravado na mesma proporção que acontecia antes. A situação dos próximos meses é de esperança e otimismo”, afirma.
Vacinação no sábado
No sábado (3), a vacinação segue acontecendo em Juiz de Fora, contemplando as pessoas com 46 anos ou mais. A imunização acontece entre 8h e 13h em todos os quatro pontos disponibilizados pela PJF: Departamento de Saúde do Idoso; PAM-Marechal; Sport; drive-thru da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faced/UFJF).
Investigações de terceira dose em JF
A secretária também comentou as investigações a respeito de possíveis casos de “fura fila” da vacina, a respeito de pessoas que podem ter tomado uma terceira dose de imunizantes contra a Covid-19 em Juiz de Fora. De acordo com ela, as apurações sugerem que duas pessoas “se vacinaram em outro município e depois vieram se vacinar em Juiz de Fora”, afirma. “Nós entendemos isso com a maior gravidade. A pessoa que faz isso está se colocando em risco, porque não tem evidência científica se é seguro, e também está ocupando a vaga de outras pessoas”, aponta Ana Pimentel. Segundo ela, o cruzamento de dados no Ministério da Saúde auxilia na identificação de irregularidades na vacinação.
Na quinta (1º), a Tribuna revelou que a PJF instaurou medidas para identificação e levantamento de casos de revacinação e cruzamento de doses na cidade. O trabalho será feito a partir da análise dos sistemas informatizados e, ao identificar casos, as autoridades competentes serão acionadas para apuração da responsabilidade nas esferas administrativa, civil e criminal.