Um bicho-preguiça foi resgatado pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com o apoio da Guarda Municipal Ambiental e da Polícia Militar Ambiental (PMA) na manhã desta terça-feira (2). O animal foi encontrado na grade de uma residência localizada na Rua Francisco Batista de Oliveira, no Bairro Aeroporto, Cidade Alta. A equipe fez a captura do bicho, que foi transportado em uma caixa própria para esse tipo de operação e solto no Parque da Lajinha.
De acordo com Semaur, a suspeita é de que a preguiça teria fugido do Parque da Lajinha, onde há uma pequena população da espécie. O local em que o animal foi encontrado faz divisa com a mata.
Não há, segundo a Semaur, uma estimativa de quantos bichos-preguiça vivem no local hoje, mas, conforme a pasta, o Parque se tornou referência de soltura dessa espécie, sendo lar, inclusive, de animais que vêm de outras regiões.
‘Preguiça’ no Jardim Botânico
Além do bicho-preguiça resgatado no Aeroporto, outro exemplar da espécie está fazendo sucesso nas redes sociais entre os juiz-foranos. Ele foi clicado pela equipe do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que publicou o registro no Instagram. Segundo a publicação, este exemplar foi resgatado há alguns meses pelo Ibama, no distrito de Dias Tavares, Zona Norte, e solto no Jardim. No local, segundo a assessoria, há embaúbas, árvores das quais a espécie gosta.