
Dando início ao projeto de construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Manoel Honório, na Zona Leste, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou o edital de licitação para as obras. O certame visa contratar uma empresa especializada para prestação de serviços de engenharia. A licitação está agendada para ocorrer no dia 6 de junho.
De acordo com informações do edital, a nova UBS deve dar oportunidade de acesso a serviços de saúde da atenção básica para até 12 mil pessoas. A estrutura, segundo o documento público, será moderna, considerando a ambiência, o conforto e as normativas técnicas vigentes e pertinentes ao tipo do estabelecimento de saúde. A unidade ficará localizada na Rua Américo Lobo 1.070.
“[…] A construção da UBS Manoel Honório visa garantir o direito à saúde e o acesso à Atenção Básica para a população do bairro Manoel Honório e adjacências e ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família e a oferta dos cuidados básicos àqueles cidadãos e cidadãs, perto de suas casas. Ressalta que esse território, hoje, não conta com a cobertura desses serviços de saúde”, informa a PJF na justificativa do projeto.
Desassistência
No último domingo (30), a Tribuna publicou uma reportagem mostrando que cerca de 20% dos juiz-foranos não possuem cobertura de atenção primária à saúde. Entre os bairros não atendidos por uma UBS está o Manoel Honório. Na ocasião, a PJF informou sobre o início do processo de licitação da nova unidade para o bairro, além de outra para o Parque Independência.
Investimento previsto é de mais de R$ 3,6 milhões
A escolha da concorrência será feita com base no menor valor global, que é o somatório do preço total dos serviços apresentados pelas empresas. O valor da contratação está estimado em mais de R$ 3,6 milhões.
O projeto de arquitetura da UBS prevê quatro pavimentos, somando uma área total de mais de 800 metros quadrados de construção. Será um pavimento inferior, para serviços internos da UBS, instalações sanitárias dos funcionários, copa e digitalização. O pavimento de acesso contará com a recepção, sala de espera com sanitários, consultórios e procedimentos.
Já o pavimento superior terá mais consultórios, uma clínica odontológica e auditório. Por fim, o último pavimento é do castelo d’água e telhados. O edital completo pode ser acessado no site da Prefeitura.