A campanha de vacinação contra o vírus da Influenza entrou em nova etapa nesta segunda-feira (2). Agora, podem receber o imunizante crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (45 dias após o parto), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além dos idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde de 18 anos ou mais.
A vacina oferecida no município é a trivalente, e por isso capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização contra esses vírus possibilita que os casos sejam prevenidos e evita o surgimento das complicações decorrentes da doença. Além disso, também reduz a lotação no sistema de saúde e as chances de que os sintomas sejam confundidos com os da Covid-19.
A aplicação do imunizante contra a influenza acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, da 8h às 10h30 e de 13h às 16h. O Serviço Saúde do Idoso (Sasi), também aplica as doses, mas exclusivamente para a população da terceira idade, de 8h às 16h. O Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) vacina crianças e as gestantes, de segunda a sexta, também de 8h às 16h.
Os indivíduos que receberam as doses do imunizante em 2021, independente do mês, devem ficar atentos ao calendário e se vacinar na campanha deste ano assim que fizerem parte do público alvo. Este imunizante contra a Influenza pode ser recebido conjuntamente com outras vacinas, como a da Covid-19, sem qualquer tipo de problema.
Para receber a dose, o público-alvo deve comparecer até um dos pontos de vacinação apresentando um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG). Os indivíduos que se enquadram em um dos grupos profissionais devem levar declaração e/ou comprovante (como contracheque ou carteira de trabalho) para demonstrar vínculo profissional. As crianças, por sua vez, precisam estar na presença de um responsável, levando um documento original e o cartão de vacinação.
Locais de vacinação contra a gripe em Juiz de Fora
Unidades Básicas de Saúde (UBS): de 8h às 10h30 e de 13h às 16h. (Segunda a Sexta);
Serviço de Atenção à Saúde do Idoso (Sasi) – Rua Batista de Oliveira, n° 943 – Centro – Exclusivo para os idosos: de 8h às 16h (Segunda a Sexta);
Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) – Rua São Sebastião, 772 – Centro – Exclusivo para crianças e gestantes: de 8h às 16h (Segunda a Sexta).