Moradores de diversas regiões de Juiz de Fora continuam reclamando da coloração amarelada da água que chega em suas residências. De acordo com os leitores da Tribuna, o problema foi frequente durante o fim de semana nos bairros Bonfim, Bom Jardim e Mariano Procópio, na Zona Leste; no Paineiras, na região central, e no Jardim Natal, na Zona Norte.
A fonoaudióloga Danielli Videira Gomes, de 30 anos, moradora da Rua Barão do Retiro, no Bonfim, notou que, na última quinta-feira, a água de sua residência estava amarelada e com cheiro forte. “Eu achei que era da caixa d’água, mas na sexta o problema persistiu e durou até hoje (segunda). A gente fica sem saber se a água é tratada e se pode ser consumida. Dá até receio de tomar banho, pois parece que a água é suja”, lamentou.
De acordo com o diretor-técnico operacional da Cesama, Márcio Augusto Pessoa Azevedo, a cor diferenciada da água é motivada pelo fenômeno conhecido como inversão térmica, que faz uma mistura da água, alterando sua coloração. O fenômeno aconteceu na Represa João Penido. “A inversão térmica acontece todo o ano e, agora, se deu de forma atípica, porque a represa ficou com o nível muito baixo nos últimos anos. A água da superfície fica mais quente que a do fundo devido ao calor da atmosfera e, quando a temperatura do ar cai muito abaixo da água do fundo, ela esfria a superfície, que fica pesada e desce. Assim, a água debaixo sobe, ocorrendo uma mistura, ocasionando a alteração da cor. Com isso houve, perda no controle da produção, pois interrompemos o processo para fazer o ajuste da vazão”, explicou o técnico, acrescentando que nesta segunda a água já estava normalizada e que, em breve, começa a chegar nas casas com aparência cristalina.
Apesar da cor amarelada, Márcio Augusto explicou que o consumo da água não é prejudicial à saúde, pois, tirando o aspecto, ela está filtrada e desinfectada. O transtorno, segundo o diretor, não foi percebido por moradores da Cidade Alta e Zona Norte (a partir do Jóquei Clube em direção a Barreira do Triunfo), pois são bairros abastecidos por outro sistema.
