Ícone do site Tribuna de Minas

Movimento é tranquilo no primeiro dia de vacinação no Centro de Vigilância em Saúde

PUBLICIDADE

O movimento foi tranquilo no primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 no novo endereço anunciado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para funcionar aos sábados: o Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Avenida dos Andradas, 523, no Centro. O atendimento no local é das 8h às 13h. O Sport Club deixou de oferecer os imunizantes.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Juiz de Fora continua nesta segunda-feira (4) com outra novidade: a partir da data, todas as pessoas aptas a receberem o imunizante poderão se vacinar ao longo de todo o dia. Até então, a vacinação era divida em turnos: pela manhã, eram atendidas crianças, e, à tarde, adultos. Além disso, a Secretaria de Saúde informou que a cidade vai contar com mais um ponto de vacinação: o Departamento de Saúde da Mulher Gestante, Criança e Adolescentes vai começar a aplicar os imunizantes exclusivamente em crianças e adolescentes, das 8h às 16h.

PUBLICIDADE

A partir de segunda, portanto, todos os públicos eletivos poderão se imunizar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de 8h às 10h30 e de 13h às 16h. As UBSs de Benfica, Milho Branco e Nossa Senhora das Graças vacinam das 17h às 19h. Já o Departamento de Saúde do Idoso (DSI) atende exclusivamente o público de 60 anos ou mais, das 8h às 16h.

PUBLICIDADE
Movimentação no Centro de Vigilância em Saúde registrada pela Tribuna na manhã deste sábado (Foto: Fernando Priamo)

A Secretaria de Saúde ressalta a importância da vacina de reforço e pede a quem recebeu a segunda dose há pelo menos quatro meses procurar um posto de vacinação para reforçar a proteção contra o coronavírus. “As segundas doses dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, além das vacinas de reforço, são disponibilizadas de forma contínua.”

As doses de reforço são destinadas apenas para os adultos em geral e adolescentes, entre 12 e 17 anos, que possuem algum grau de imunossupressão e/ou gestantes. “No caso das crianças, não há recomendação de reforço, recebem apenas as duas doses contra o coronavírus.” Até o momento, a quarta dose só está sendo aplicada na cidade em pessoas com imunossupressão e idosos com 80 anos ou mais, embora o Governo de Minas tenha anunciado, na última sexta, o começo da quarta etapa da vacinação no estado em idosos acima de 70 anos.

PUBLICIDADE

Para as crianças

As crianças podem receber as primeiras e segundas doses em todas as UBSs e no Departamento de Saúde da Mulher Gestante, Criança e Adolescentes, bem como as vacinas de rotina. O intervalo entre a primeira e segunda aplicação da Covid-19, inicialmente, será de oito semanas, com a Pfizer, e de 28 dias com a Coronovac.

De acordo com a PJF, as crianças que forem se vacinar contra a Covid-19 não podem ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias e não deverão receber outro imunizante nos 15 dias posteriores ao recebimento da primeira dose da Pfizer infantil contra o coronavírus. Além disso, é necessário que a criança fique de 5 a 20 minutos no local após a vacinação, para serem observados casos de possíveis reações.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile