Ícone do site Tribuna de Minas

Pré-cadastro é liberado para profissionais da saúde na ativa com 50 anos ou mais

sindrome gripal coronavirus by fernando
PUBLICIDADE

Os profissionais da saúde com 50 anos ou mais, que estejam na ativa, podem preencher o pré-cadastramento oferecido pela Prefeitura de Juiz de Fora a partir desta terça-feira (2). A etapa antecede a aplicação da vacina contra o coronavírus. Estão incluídos no chamamento os trabalhadores que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde: hospitais, clínicas e ambulatórios, entre outros, tanto da rede pública, quanto da privada, que ainda não tenham sido vacinados. Também poderão fazer o pré-cadastro profissionais autônomos.

A determinação segue o informe técnico do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e se destina a agilizar o processo de vacinação nos locais de atendimento, contribuindo, segundo a Prefeitura, com a lisura do processo de imunização. A PJF pontua, no entanto, que a realização do pré-cadastro não significa que todos os profissionais de 50 a 59 anos serão vacinados no mesmo período. O contato inicial tem como objetivo dimensionar o grupo de trabalhadores nessa faixa etária. Com o indicativo de doses que o Município deve receber e o levantamento em mãos, será possível adequar a aplicação da vacina.

A ampliação da cobertura desse público, conforme a Prefeitura, será feita de maneira gradativa, de acordo com a disponibilização das doses pelo Governo federal. A PJF destaca que só serão vacinados os profissionais de saúde ativos que tenham feito o pré-cadastro junto à Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Juiz de Fora. Além disso, ao apresentar as informações, os trabalhadores se responsabilizam pela veracidade e autenticidade dos dados e ficam sujeitos a pena prevista do Código Penal, no caso de alguma irregularidade.

PUBLICIDADE

No ato da vacinação, os profissionais da saúde devem apresentar a documentação relativa ao registro do Conselho de Classe e também um documento que possa comprovar a vinculação ativa com o serviço de saúde, ou declaração. O formulário, o qual deve ser preenchido para a vacinação, solicita dados pessoais como nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, e-mail, idade, CEP da residência, logradouro (rua), número da residência/prédio, bairro e grupo alvo (faixa etária), entre outros.

Sair da versão mobile