A prefeita Margarida Salomão (PT) apresentou, nesta sexta-feira (1º), o projeto de mobilidade e urbanização da BR-440 para a avaliação dos moradores da Cidade Alta de Juiz de Fora. De acordo com a prefeita, a única forma de intervir é por meio de uma conversa com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que cederia o trecho entre o Jardim Casablanca e o Bosque do Imperador, como uma “delegação temporária”, a chamada municipalização, para que seja utilizado como rua. Já a ligação com a BR-040 foi “tirada da mesa”, já que é parte de um outro projeto, cuja concessão ainda será licitada no futuro.
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Segundo Margarida, assim que os moradores estiverem de acordo com o projeto, ele será encaminhado ao DNIT e, como “quem tem mandato, tem pressa”, se tudo for aprovado ainda em dezembro, os trabalhos se iniciam em janeiro. Detalhes como orçamento e cronograma das obras dependem de todas essas negociações envolvidas.
Projeto de mobilidade para a BR-440
De acordo com o apresentado pelo supervisor de diretrizes viárias da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), Marcelo Valente, as principais ações serão a retirada da mão inglesa e medidas para reduzir os riscos no tráfego, como a criação de três novos trevos entre os dois que já existem nas extremidades do trecho.
Além disso, o trevo do Jardim Casablanca receberá semáforo. Marcelo explicou que é uma novidade e, portanto, não se sabe como o trânsito vai se comportar. Por isso, primeiro as novidades serão implementadas, para depois ser feito o monitoramento e a avaliação de quais medidas precisam ser tomadas.
Projeto de urbanismo
Leonardo de Paula, responsável pela parte urbanística do projeto, explicou como serão utilizadas as áreas que não entram no esquema de mobilidade, construindo uma “área de convivência, com caráter provisório e materiais facilmente removíveis”, ou “sustentáveis”, na orientação recebida de momento pela prefeita.
Ele próprio afirmou que quase foi atropelado duas ou três vezes, enquanto fazia os registros para a apresentação, que mostra “pequenas praças” e áreas de descanso, com mesas e cadeiras. Nos espaços do trajeto, serão construídas duas quadras de beach tennis, uma praça com capacidade para três food trucks, uma pista de caminhada com aproximadamente 700 metros de extensão, duas minirrampas e uma ondulação para a prática de skate, além de equipamentos de academia e calistenia, encerrando com um playground.
Outra medida proposta é a elevação de uma escada, que existe próximo ao supermercado Bahamas, onde seria feita uma passarela suspensa, levando até a Rua Attíllio Pastorini, via que faz a ligação entre as avenidas Pedro Henrique Krambeck e Presidente Costa e Silva. A construção de uma ciclovia, requisitada por moradores presentes no evento, foi declarada como uma meta futura, não entrando neste primeiro projeto.