Ícone do site Tribuna de Minas

Chuvas voltam a alagar Santa Luiza nesta quinta-feira

santa luzia chuvas
chuvas
Córrego Santa Luzia voltou a transbordar na tarde desta quinta (Foto: Associação dos Moradores do Bairro Santa Luzia)
PUBLICIDADE

O forte temporal que atingiu Juiz de Fora na tarde desta quinta-feira (1º de dezembro) fez transbordar, mais uma vez, o Córrego Santa Luzia, no bairro homônimo. Carros foram levados pela enxurrada e o comércio local foi atingido, causando prejuízos a lojistas, que tiveram seus estabelecimentos tomados pela água e pela lama.

Na Zona Sul, em apenas uma hora, foram aferidos 53,55 milímetros de chuva, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve chamado de ocorrências para a região.

PUBLICIDADE

Registros do vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Luzia, Ary Raposo, mostram trechos das ruas Ibitiguaia, Porto das Flores e Águas Limpas completamente alagados. Conforme Ary, o alagamento começou por volta das 15h30 e atingiu todo o centro comercial do bairro, causando enorme prejuízo aos comerciantes. Quando conversou com a reportagem, às 17h, o vice-presidente afirmou que a situação em Santa Luzia era caótica, “muita lama, os comerciantes estão colocando tudo para fora, lavando com a mangueira e tentando salvar alguma mercadoria”.

PUBLICIDADE

Em dezembro de 2021, fortes precipitações deixaram o bairro em “cenário de guerra”, como apontou, na época, o morador Leandro Soares. “A Prefeitura prometeu obras na calha para aliviar as enchentes, mas, até agora, nada. As chuvas voltaram e tudo está como antes”, afirmou Ary Raposo.

Em vídeo enviado à imprensa, o secretário de Obras, Lincoln dos Santos, fez referência ao projeto de obras de drenagem planejado para os bairros Santa Luzia e Industrial, regiões que sofrem historicamente com o problema das enchentes. “Uma falta de investimento de gestões anteriores na drenagem do município, ocupação desordenada e excesso de impermeabilização do solo têm causando esse tipo de problema.” Lincoln ainda fez referência aos bairros Alto dos Passos e São Mateus, cujas ruas Severino Meireles e Moraes e Castro também ficaram inundadas. Segundo ele, a PJF já estuda investimentos para mitigar o problema na região.

PUBLICIDADE

Também em vídeo, o presidente da Cesama, Julio Teixeira, comentou sobre as obras de implantação do coletor tronco de esgoto no córrego do Santa Luzia. “A entrega das obras seria no próximo sábado, infelizmente em função das chuvas, a cada dia que chove as obras atrasam em dois dias.” Tais obras têm o objetivo de evitar que o esgoto seja despejado diretamente no manancial.

A PJF também enviou informações do Demlurb, que afirmam que, durante este ano, foram realizadas ações de limpeza em vias públicas, roçada e recolhimento de entulho das margens do rio, ações que, segundo a Administração municipal, tiveram como objetivo minimizar os impactos causados pelas chuvas.

PUBLICIDADE

Por fim, a PJF afirma que, para sanar o problema histórico de alagamentos em Santa Luzia, é necessária a execução de uma grande intervenção de engenharia. A informação é que o projeto está pronto, e a Prefeitura está buscando recursos para a execução.

Conforme a Defesa Civil, até as 18h40, a pasta recebeu cinco ocorrências, dois deslizamentos de terra no Bairro Santa Luzia, um desabamento de muro no Bairro de Lourdes, uma enxurrada no Bairro Olavo Costa e um alagamento no Bairro Teixeiras. Os Bombeiros também receberam apenas uma ocorrência, de uma árvore caída na Rua Monsenhor Francisco de Paula Salgado, no Bairro São Judas Tadeu. Conforme os militares, não houve feridos.

Alerta de tempestades até sexta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta, nesta quinta-feira (1º de dezembro), válido até às 10h de sexta (2), no qual aponta para alto risco de temporais em boa parte do estado de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata. A Defesa Civil de Juiz de Fora reforçou o aviso e afirmou que, em caso de ocorrências, é preciso ligar para o 199.
O alerta é para chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, com ventos intensos. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e alagamentos.

PUBLICIDADE

Temperatura amena

Para sexta-feira, a previsão é de temperatura máxima na casa dos 25 graus, e mínima em 20 graus. Já nesta quinta-feira (1º), conforme os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, que ficam no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a máxima foi de 25,5 graus por volta das 13h. Já a mínima foi aferida de madrugada, por volta da meia-noite, com 17,2 graus.

Fim de semana

No sábado (3) são esperados até 25 milímetros de chuva acumulados para Juiz de Fora. A temperatura não deve passar dos 24 graus, e a mínima fica na casa dos 18. O céu fica parcialmente nublado, podendo ter maior cobertura de nuvens na parte da manhã.
No domingo (4) também há chance de precipitações, porém a temperatura deve ser mais baixa, ficando na casa dos 22 graus, com mínima de 18. O céu permanece parcialmente nublado ao longo do dia.

Sair da versão mobile