Ícone do site Tribuna de Minas

Enem 2024: local de prova, o que é permitido e o que é proibido

Enem 2024: local de prova, o que é permitido e o que é proibido
(Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
PUBLICIDADE

Os dois próximos domingos, dias 3 e 10 de novembro, serão marcados pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Vestibulandos de todo o país, sejam concluintes do ensino médio, já formados ou quem não está nesses dois grupos, buscam obter, pelas provas, uma vaga para ingressar em um curso em uma universidade. Há, ainda, quem se inscreve para “treinar” – caso de estudantes de ensino médio que ainda não se formarão neste ano.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5.074.791 pessoas se inscreveram para prestar o vestibular, sendo 4.325.960 confirmadas. Juiz de Fora é o quarto município com mais inscrições em Minas Gerais (atrás de Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros) e o 41º no Brasil: no total, 15.321 matrículas realizadas – 12.695 delas foram confirmadas e 3.931 são de concluintes do Ensino Médio.

PUBLICIDADE

No primeiro domingo, o vestibular conta com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol -, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); 45 questões de Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia); e a redação. Já no segundo, são 45 questões de Ciências da Natureza (química, física e biologia) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

PUBLICIDADE

Orientações para o Enem 2024

Assim como em todos os anos, é comum que os vestibulandos fiquem preocupados com as orientações para os dias de prova. Os portões nos locais de realização do exame abrem às 12h e fecham às 13h. O início das provas está marcado para as 13h30 e o fim varia, no caso do público geral: no primeiro domingo, vai até 19h, devido à redação; no segundo, até 18h30.

Também é obrigatório apresentar via original de documento oficial de identificação com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de habilitação, carteira de trabalho e outros na forma digital, como o e-Título. Candidatos estrangeiros podem usar passaporte, carteira de identidade ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros ou cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por país membro ou associado ao Mercosul.

PUBLICIDADE

A caneta para a realização das provas deve ser esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O Inep aconselha que o candidato leve o Cartão de Confirmação de Inscrição. Caso haja necessidade de justificar a presença no exame, também sugere levar Declaração de Comparecimento Impressa.

Por outro lado, o Instituto adverte que será eliminado o participante que portar os seguintes itens fora do envelope porta-objetos fornecido na sala de prova: Cartão de Confirmação de Inscrição; Declaração de Comparecimento impressa; óculos escuros; artigos de chapelaria (como boné, chapéu, gorro e similares); caneta de material não transparente; lápis e outros itens semelhantes (lapiseira, borracha e outros); livros; relógio; protetor auricular; dispositivos eletrônicos; alarmes; fones de ouvido e equipamentos de transmissão, gravação ou recepção de dados, imagens, vídeos e mensagens; e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

PUBLICIDADE

Além disso, outras obrigações dos participantes são manter todos os aparelhos eletrônicos totalmente desativados e desligados, apresentar-se na porta da sala de provas até as 13h para procedimentos de identificação, permitir que o lanche e medicamentos sejam vistoriados pelo chefe da sala, entre outras divulgadas pelo Inep.

Saiba como conferir o local de prova

Para descobrir o local no qual o candidato irá realizar as provas do Enem, é necessário acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição. Ele inclui informações como o número de inscrição, data, horário e local, além de registrar que o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.

O acesso ao cartão é feito pela internet. Na Página do Participante, basta selecionar o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br” e fazer o login no portal. Depois disso, à esquerda da tela, é necessário clicar na opção “Local de Prova”. Neste momento, o assistente virtual irá apresentar um ícone azul “Local de Prova”, que deve ser clicado. O sistema abrirá o Cartão de Confirmação de Inscrição. Para imprimir, basta descer a tela até o final da página e clicar no botão “Imprimir”. No caso de o inscrito acessar o cartão pelo celular, ele pode ser aberto em outra aba do navegador.

PUBLICIDADE

Dicas aos vestibulandos

Com o objetivo de promover uma prova mais tranquila e produtiva aos vestibulandos, o orientador pedagógico do Colégio dos Jesuítas, Gabriel Moreno, e a coordenadora adjunta, Mariana Fávero, foram entrevistados pela Rádio Transamérica para falar sobre o tema. Foram abordados tópicos como estratégias e dicas para os candidatos.

“É uma prova que engloba toda a vida acadêmica dos estudantes, o que gera uma tensão. É muito importante manter o controle emocional e a calma. Sempre falamos que eles estão preparados e que devem ficar tranquilos, já que é um vestibular desafiador e que avalia mais que o conhecimento técnico de quem o realiza. Contempla administração do tempo, organização para fazer as questões, um método alternativo de correção”, destaca Gabriel.

Segundo Mariana, aborda formas de revisar o conteúdo do Enem. “Essa questão preocupa muito os vestibulandos, que esquecem que o processo principal é a preparação. Ela vai além do cognitivo, para o socioemocional. Devemos desmistificar a ansiedade pré-prova. Ficar correndo para estudar na véspera, para revisar, gera mais cansaço e estresse. É uma prova de resistência. Neste momento, é importante fazer uma leve leitura na matéria que gosta, de atualidades. O descanso na reta final é fundamental.”

PUBLICIDADE

A coordenadora também aborda uma das provas que demanda maior esforço. “A redação é uma parte muito técnica do Enem. É uma dificuldade, hoje, proporcionar a escrita, que tentamos focar nos estudantes desde jovens. É necessário ter calma, ler, reler, entender o que está sendo pedido para conseguir argumentar, de forma culta, para não tangenciar o tema”, analisa.

No dia anterior, é importante se preocupar com a alimentação, como ressalta Gabriel. “Recomendamos uma alimentação leve e equilibrada, inclusive no momento da prova, por ser muito extensa”, diz. Mariana também dá dicas. “Chocolate e barrinha de cereal ajudam na hora da prova. Os portões abrem 12h, então pode trabalhar com uma salada, frutas e comidas leves. Também é bom usar roupas confortáveis e preparar o material no dia anterior. Por fim: dormir bem é fundamental.”

*Sob supervisão do editor Gabriel Silva

Sair da versão mobile