Ícone do site Tribuna de Minas

Retorno de atividades exige maior cuidado no trânsito em JF

PUBLICIDADE

O último trimestre de 2021 promete ruas mais movimentadas em Juiz de Fora, o que acende o alerta para a manutenção dos cuidados contra a Covid-19 e, também, a conscientização de condutores e pedestres no trânsito. O fluxo de veículos e pessoas tende a aumentar à medida em que a cidade avança para a retomada total das atividades sociais e econômicas, com a implantação do programa municipal “Juiz de Fora Viva _ Cidade em Movimento”.

Retorno das atividades presenciais nas escolas, incluindo a UFJF, contribui para o aumento da circulação de veículos na cidade (Foto: Fernando Priamo)

Os últimos meses do ano, tradicionalmente, atraem um número maior de consumidores às ruas. Além disso, o retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino, incluindo a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na próxima segunda-feira (4), irá contribuir para esta movimentação. Desta forma, os cuidados devem se intensificar.

PUBLICIDADE

No período de maior isolamento social da população para conter a disseminação da Covid-19, os registros de acidentes no trânsito diminuíram, segundo informações do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros. “Com o menor fluxo de veículos circulando nas ruas, houve uma diminuição da demanda”, diz o capitão comandante da primeira companhia operacional do batalhão, Acácio Tristão.

PUBLICIDADE

O total de acidentes envolvendo motocicletas é um dos registros que exemplifica esta redução. No ano passado, o Corpo de Bombeiros realizou 149 atendimentos dessa natureza, uma média de um acidente a cada três dias. A ocorrência é considerada uma das mais graves por conta da exposição do corpo do motociclista, o que confere maior possibilidade de ferimentos, traumas e até mesmo óbito.

No período anterior à pandemia, matéria publicada pela Tribuna de Minas mostrou que só o Hospital Pronto Socorro (HPS) atendia, em média, três acidentados por moto diariamente. Em 2017, o número de pacientes atendidos chegou a 1.098.

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) não informou a quantidade de atendimentos desse tipo feita pelo HPS durante a pandemia, mas de acordo com o Corpo de Bombeiros, a unidade é uma das portas de entrada para as vítimas socorridas pela equipe.

Bombeiros alertam sobre cuidados

Em 2021, os acidentes de trânsito continuam correspondendo à menor parte dos socorros prestados pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Entre janeiro e julho, a corporação realizou 1.030 atendimentos. Deste total, 297 foram relativos às ocorrências de trânsito, o que corresponde a 28,8%. Neste intervalo, os casos envolvendo motocicletas chegaram a 66. “A maior parte da nossa demanda tem sido clínica”, explica o capitão Acácio.

PUBLICIDADE

Para os motociclistas, ele alerta sobre cuidados adicionais. “É fundamental o uso de capacete certificado com viseira, no tamanho certo e bem preso à cabeça. É um acessório indispensável, que pode salvar vidas”, avalia. “Também é importante o uso de uma jaqueta mais grossa, calça, calçado fechado e luvas que podem minimizar os impactos em caso de queda.” O alerta também se estende ao carona.

Como acionar ajuda

Em caso de acidentes de trânsito, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelos números 192 e 193. “Nós trabalhamos integrados com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Verificamos a viatura mais próxima para o atendimento. Os militares fazem a avaliação e o isolamento da cena para que a equipe possa trabalhar com segurança. Em seguida, somos orientados pelo médico a encaminhar a vítima para uma unidade de saúde”, explica o capitão.

A Polícia Militar também comparece ao local de acidentes com vítimas, podendo ser acionada pelo telefone 190. “Os registros dos acidentes de trânsito sem vítimas são feitos diretamente através da Delegacia Virtual, pelo link https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br “, informa a assessoria da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

PUBLICIDADE

JF terá reforço policial no trânsito

Na última quarta-feira (29), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Polícia Militar (PM) assinaram convênio para a realização de ações de fiscalização e educação no trânsito dos policiais em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana.

Segundo a prefeita Margarida Salomão (PT), a proposta pretende contribuir para a conscientização dos cidadãos. “Ações como esta são fundamentais, pois são também uma questão de saúde pública, visto que, hoje, temos no Brasil cerca de 50 mil mortes por ano no trânsito. Trata-se de praticamente uma guerra nas ruas, estradas e rodovias.”

O coronel da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Neir Adriano de Souza, informou que o convênio entrará em vigor na data de publicação, o que deve ocorrer nos próximos 15 dias. “Com isso, Juiz de Fora irá contar com aproximadamente 600 efetivos da PMMG reforçando a organização do trânsito.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile