Ícone do site Tribuna de Minas

Dia Internacional da Pessoa Idosa é celebrado em Juiz de Fora

dia da pessoa idosa by olavo
Evento teve café da manhã e reflexões com população idosa (Foto: Olavo Prazeres)
PUBLICIDADE

A manhã desta terça-feira (1º de outubro) foi de conscientização sobre o envelhecimento da população. No Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos integrou a população da terceira idade de Juiz de Fora com uma série de atrações no Parque Halfeld. O evento, que seguiu até as 11h, teve café da manhã e debates com especialistas.

Iniciada às 7h45, o café da manhã dos participantes foi acompanhado de outras atividades, como atendimentos de saúde bucal, gerontologia, nutrição, aferição de pressão arterial e atendimento jurídico, além da exposição fotográfica Espelhos da Alma, da fotógrafa Soraia Miscoli Torres.

PUBLICIDADE

“Temos que ter esse cuidado com o idoso e precisamos mostrar para a sociedade que esta população merece respeito de todos nós”, refletiu o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos, vereador Kennedy Ribeiro (PMDB).

PUBLICIDADE

O prefeito Antônio Almas (PSDB) também participou da abertura das atividades. Para o chefe do Executivo, o Dia Internacional da Pessoa Idosa é uma data importante para refletir sobre o compromisso da sociedade com essa parcela da população. “É importante que não só celebremos o dia, mas também celebremos um dia de luta e um compromisso de transformar a realidade da cidade, comemorando a luta por políticas públicas que sejam favoráveis aos idosos”, analisou Almas.

‘É importante mostrar que essas pessoas existem’

O gerontólogo José Anísio Pitico da Silva acompanhou o evento e celebrou a oportunidade de chamar a atenção da sociedade e sensibilizá-la acerca do envelhecimento da população juiz-forana. Para Pitico, a atuação da comissão dos idosos na Câmara é fundamental para assegurar os direitos das pessoas idosas. “Raro é o município que tem, em sua Câmara, uma comissão permanente sobre a pessoa idosa. Isso é um ganho muito grande e é lugar da pessoa idosa, merecedora de atenção pública”, afirmou o gerontólogo, que também ressaltou a existência da Câmara Sênior que se reúne mensalmente.

PUBLICIDADE

A programação contou ainda com mesas temáticas sobre a pessoa idosa e o trânsito, com a Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (Comset), e sobre a relação entre cuidadores e pessoas idosas, com a pesquisadora da UFJF Gleice Vellozo. A delegada Patrícia Ribeiro  participou do encontro estimulando reflexões sobre a violência contra a pessoa idosa.

Sair da versão mobile