Ícone do site Tribuna de Minas

Marcha pela dignidade da pessoa idosa leva dezenas ao Calçadão

Marcha Leo 3
Com faixas e estandartes, idosos caminharam pelo Calçadão da Rua Halfeld (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

Dezenas de idosos e representantes da Câmara de Vereadores de Juiz de Fora, da Prefeitura, Serviço Social do Comércio, UFJF, Associação de Aposentados, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso se reuniram nesta segunda-feira (1º) no Calçadão da Rua Halfeld para a Marcha pela Dignidade da Pessoa Idosa, ato que dá início à Semana do Idoso, celebrada até a próxima sexta-feira (5).

Além de 1º de outubro ser o Dia Internacional da Pessoa Idosa, em 2018 celebra-se também, no Brasil, os 15 anos do Estatuto do Idoso. Os participantes se reuniram em frente ao Cine-Theatro Central e subiram o Calçadão até a Câmara Municipal, onde estavam sendo oferecidos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e avaliações físicas, bem como um trabalho de conscientização da importância da prática de atividades físicas.

PUBLICIDADE

O gerontólogo José Anísio da Silva (Pitico) ressaltou a importância da visibilidade do ato. “O propósito é este mesmo, aparecer no bom sentido. A sociedade precisa enxergar as pessoas idosas. A nossa sociedade, o nosso país, está envelhecido, então o que esses idosos querem é mostrar à sociedade que precisamos respeitá-los, amá-los, ter menos preconceito.”

PUBLICIDADE

“Serve de estímulo para a gente não ficar acomodada, fazer amizade. Acho importante, tem uns cursos muito bons para a memória”, opinou a participante da marcha Lidenir Viccino Ferreira, 77 anos. “Acho importante para os mais jovens perceberem que a gente está aí ainda, com disposição”, completou outra participante, Alda Ayupe, 79 anos.

Nos estandartes, o pedido por tolerância, atenção, dedicação e paciência (Foto: Leonardo Costa)

 

PUBLICIDADE

Saúde do idoso

Em parceria com o Centro Universitário Estácio JF e a rede de ensino Cecon, a Prefeitura ofereceu os serviços de saúde do programa JF + Ativa, que visa ao enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco. Houve conscientização dos idosos sobre a importância da atividade física, já que o sedentarismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

PUBLICIDADE

 

Programação

A programação da Semana do Idoso segue até a sexta-feira (5), com diferentes atividades. Confira:

PUBLICIDADE

Sair da versão mobile