Ícone do site Tribuna de Minas

Idosos centenários são homenageados na Câmara

idosos-camara-marcelo
Foto: Marcelo Ribeiro/01-10-15
PUBLICIDADE

Geralda Martins Ferreira, tratada por Dona Lalade, tem 112 anos. Com um sorriso no rosto e o olhar delicado, foi homenageada nesta quinta-feira (1) na Câmara Municipal pelo Dia Internacional do Idoso. Junto a ela, outros 15 idosos centenários receberam a moção de aplauso pela data, nove deles presentes no plenário. Entre os homens, o de mais idade é Marcos Cardoso da Silva, de 106 anos. A cerimônia ocorreu durante a tarde e reuniu uma plateia lotada por idosos e também familiares, que vibravam a cada nome citado. Além da comenda, os dois mais idosos receberam também um vale-compras do Bahamas.

Vivendo junto da família que a acolheu como avó no Bairro Araújo, Zona Norte, Dona Lalade expressa simplicidade e tranquilidade. Uma de suas “netas adotivas”, Marise Abreu, 51, agradeceu a homenagem. “Ela foi morar na casa da minha mãe há 58 anos e é da família. A gente não tinha a dimensão dessa homenagem e quando chegamos aqui vimos como foi bonito”, disse.

PUBLICIDADE

Apaixonado por pescaria, Marcos Cardoso da Silva, morador do Bairro Ipiranga, na Zona Sul, gosta de frequentar a granja da família em Chácara. Nesta quinta, foi à Câmara para receber a moção de aplauso. O filho, Marcos Antônio Cardoso da Silva, 56, ressaltou a importância de se homenagear as pessoas ainda em vida. “Temos o costume de homenagear apenas depois que as pessoas morrem, com nomes de ruas e praças. Aqui o caminho é inverso. Meu pai está recebendo a homenagem e entendendo que é o centro dela.”

PUBLICIDADE

A reunião foi presidida pela vereadora Ana do Padre Frederico (PDT), que também coordena os trabalhos da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Idoso. “Nossos idosos, muitas vezes, são discriminados dentro das próprias famílias ou abandonados ao fim da vida. Às vezes, o salário do idoso é que completa a renda da casa. Queremos que os jovens possam respeitá-los”, disse.

No encontro, a comissão lançou uma cartilha intitulada “Idosos e os desafios urbanos”.

PUBLICIDADE

O deputado estadual Isauro Calais (PMN) também foi homenageado durante a sessão com uma moção de aplauso. Ele destacou a iniciativa de implantar a Comissão do Idoso na Assembleia Legislativa a partir de novembro, demonstrando a necessidade de se prover políticas públicas no estado. “O que a gente precisa é construir a cidade que desejamos para a terceira idade. Daqui a duas décadas, teremos cinco milhões de centenários, e a população de Juiz de Fora deve ter 44% de idosos. Queremos preparar mais políticas públicas para que o envelhecimento em Minas seja cada vez melhor e mais seguro”, declarou.

Sair da versão mobile