O atendimento nas agências juiz-foranas do INSS foi retomado nesta quinta-feira (1). O maior movimento registrado no período foi na unidade da Avenida dos Andradas, na região Central. Logo no começo da manhã, o volume de pessoas era grande, o que poderia causar lentidão no serviço. Mas, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores da Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social (Sintsprev/MG), todos os atendimentos seriam realizados. Nas agências da Rua Santo Antônio, no Centro, e na do Terminal Rodoviário Miguel Mansur, a movimentação era tímida em igual período.
O aceite à proposta oferecida pelo Governo – reajuste de 10,5% em duas parcelas – aconteceu na semana passada, mas o estado de greve foi mantido pelos servidores até a assinatura do acordo, ocorrida na última terça (29). Na quarta, os servidores se reuniram para organização interna dos procedimentos nas agências. Ao todo, as atividades ficaram paralisadas por 85 dias. Os médicos peritos, porém, prosseguem em greve.
A diretora do Sintsprev/MG, Cleuza Faustino, disse que todos os atendimentos referentes à concessão de benefícios serão cumpridos, inclusive os agendamentos feitos a partir do dia 7 de julho serão garantidos pela Previdência. Os agendamentos devem ser remarcados pelo telefone 135.