A retomada das obras do Hospital Regional de Juiz de Fora está prevista para o segundo semestre de 2025, segundo cronograma apresentado pelo Governo de Minas. A conclusão das obras está apontada apenas para o segundo semestre de 2028.
De acordo com as promotorias de Defesa da Saúde de Juiz de Fora e de Defesa do Patrimônio Público, a situação avançou uma vez que os órgãos conseguiram que houvesse a transferência definitiva da propriedade do terreno para o Município – que estava em ação de desapropriação no STF. Agora, o Estado pode passar a lei de dação em pagamento e efetivamente retomar a obra, conforme acordo feito com o Ministério Público.
Segundo o cronograma, o edital do projeto está em andamento e, ainda para 2023, está prevista a ordem de início, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). A execução do projeto, que será realizada por empresa a ser contratada no processo de licitação, está datada sob previsão entre 2023 e 2025.
Mais de 12 anos desde o início das obras
As obras do Hospital Regional foram iniciadas em 2010 e paralisadas em 2017, com percentual de execução de aproximadamente 71%, segundo o Governo de Minas.
O Hospital Regional de Juiz de Fora ocupa um terreno de 44.000,00 m² e uma área construída de 29.670,00 m². Conforme o projeto inicial, são quatro blocos, onde, conforme o Governo do estado, serão oferecidos 226 leitos, pronto atendimento, salas de cirurgias, tratamentos emergenciais e outras atividades médicas.
Quando o projeto foi concebido, a meta era acolher não só pacientes de Juiz de Fora, mas de toda a região.