Ícone do site Tribuna de Minas

Vagas de ingresso na UFJF serão divididas igualmente entre Pism e Sisu

PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulga, nesta sexta-feira (1º), a partir das 15h, o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2018. Neste ano, o número de candidatos ingressantes pelo Pism será maior, pois o edital terá uma novidade: as vagas de ingresso na universidade serão divididas igualmente entre os candidatos do Pism e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com a mudança, 2.323 vagas em 72 cursos serão oferecidas pelo Módulo III do programa de ingresso próprio da universidade. Nas edições anteriores, 30% das vagas eram reservadas para o Pism e 70% para o Sisu. As inscrições para os três módulos do Pism começam nesta segunda-feira (4).

Segundo a pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões, a mudança na divisão das vagas entre os dois programas de ingresso ocorreu em decorrência da necessidade de adequação ao decreto 9.034, de abril deste ano, que regulamenta a lei 13.409, de dezembro do ano passado. As normas, assinadas pelo presidente Michel Temer, regulamentam a reserva de vagas para pessoas com deficiência em instituições federais. Para que a nova legislação fosse cumprida, a UFJF constatou a necessidade de dividir as vagas na UFJF igualmente.

PUBLICIDADE

As cotas para pessoas com deficiência serão incluídas dentro das cotas raciais e sociais já existentes até então. Do total de vagas, 50% devem ser destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e o restante vai para a ampla concorrência, grupo oficialmente denominado como Grupo C. Além dos grupos A, B, D e E, foram incluídos os grupos A1, B1, D1 e E1 para as pessoas com deficiência. As mudanças valem, inicialmente, somente para o Módulo III do Pism 2018. Para as próximas edições do programa, a universidade deve estudar novas formas de distribuição das vagas.

PUBLICIDADE

A partir das 15h de segunda-feira os candidatos aos três módulos do Pism já poderão se inscrever para as provas, que serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro. As inscrições podem ser feitas até as 19h do dia 29 de setembro, exclusivamente pelo site da Copese. Das 2.323 vagas, 1.908 são para 62 cursos no campus Juiz de Fora e 415 para dez cursos no campus de Governador Valadares.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site, realizar a inscrição no link indicado e imprimir a Guia de Recolhimento da União, referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 110. Os candidatos que quiserem solicitar isenção da taxa de inscrição devem fazer o pedido no ato da inscrição online, de 4 a 11 de setembro.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile