O tráfego está interditado na Rua José Lourenço, na altura do Bairro Borboleta, Cidade Alta, para a montagem da estrutura da 23ª edição da tradicional Festa Alemã, marcada para acontecer entre os dias 6 e 17 de setembro. Com isso, o tráfego está sendo desviado para dentro do bairro. De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), a partir de segunda-feira (4), o trânsito passa a funcionar em mão única, no sistema binário.
“O esforço de fazer um grande evento parte do princípio que deve gerar um impacto positivo maior que o negativo. O fato de a festa não ocorrer dentro do bairro e sim em uma rua que margeia a localidade é uma preocupação da organização com a comunidade”, indica o presidente da Associação Alemã e coordenador geral do evento, Salcio Del Duca. Na opinião dele, o desvio deveria ser empregado como solução definitiva para a sobrecarga no tráfego da região. “O Bairro Borboleta já não comporta mais o sistema de mão dupla.”
Em sua 23ª edição, a festa alemã traz como novidades um Festival Gastronômico Germânico, no qual restaurantes apresentarão receitas novas. Outro diferencial será a harmonização de pratos tipicamente alemães com cervejas artesanais de estilos variados.