Ícone do site Tribuna de Minas

JF recebe 79 mil doses para vacinação anual antirrábica em cães e gatos

gato antirrabica samylla mol divulgacao
PUBLICIDADE

Por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais-MG (SES-MG), o Governo de Minas disponibilizou aos municípios cerca de quatro milhões de doses da vacina antirrábica animal para a campanha de 2023, que vai ocorrer entre os meses de agosto e setembro. Segundo informações da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora repassadas à Tribuna, “78.818 doses do imunizante serão disponibilizadas para o município de Juiz de Fora“. “Caso haja necessidade de mais doses para a campanha, serão repassadas mediante solicitação do município à SRS”, afirma o Governo de Minas, por nota encaminhada à reportagem.

Ainda de acordo com o Governo de Minas, a expectativa é imunizar 80% da população canina e felina em todo o estado. O cronograma e locais de vacinação estão a cargo dos municípios, que deverão divulgar amplamente essas informações. Em Juiz de Fora, a partir desta quarta-feira (2), a Prefeitura dará início à campanha de vacinação antirrábica animal na Zona Rural. A imunização irá acontecer até o dia 22 de agosto.

PUBLICIDADE

A campanha contará com duas equipes, compostas por seis agentes de combate a endemias cada uma, que percorrerão trajetos programados de forma estratégica, com o intuito de abranger a grande área rural de Juiz de Fora. Além da chamada busca ativa, também serão montados pontos fixos, em espaços como áreas externas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), igrejas, campos de futebol, entroncamentos, escolas e trevos.

PUBLICIDADE

“A raiva, também chamada de hidrofobia, é uma doença provocada por um vírus do gênero Lyssavirus que causa grande inchaço do cérebro e compromete o sistema nervoso central. É uma doença contagiosa considerada grave, com alto nível de letalidade. A contaminação por raiva humana ocorre quando a pessoa é mordida, lambida ou mesmo arranhada por animais infectados, principalmente gatos, cachorros e morcegos. A melhor forma de prevenir a difusão dessa zoonose é a vacinação”, pontua o Governo de Minas.

Sair da versão mobile