Com a volta às aulas, mesmo com a expectativa de aumento da presença de veículos nas ruas nesta quarta-feira (1º), não foram registradas grandes ocorrências em função do trânsito em Juiz de Fora. Conforme o Pelotão de Trânsito da Polícia Militar e a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), o tráfego fluiu dentro dos padrões do período letivo, com retenções pontuais nos horários de pico. “Tudo transcorreu sem grandes alterações. Em alguns momentos, o movimento foi até abaixo do esperado. O volume mais intenso de veículos foi verificado no fim da tarde, mas não fomos acionados em nenhum momento”, destaca o gerente do Departamento de Fiscalização da Settra, Paulo Peron Júnior.
De acordo com ele, o Centro de Controle e Monitoramento flagrou um veículo que teve problemas mecânicos, na altura da esquina da Avenida Rio Branco com a Avenida Presidente Itamar Franco, por volta das 18h, que não teria comprometido a passagem. Houve, segundo o gerente, volume grade de automóveis no sentido Manoel Honório, mas dentro do que ocorre normalmente. Pela manhã, na Rio Branco próximo à entrada do Mergulhão houve retenção no sentido Centro e na Avenida dos Andradas, nos horários de pico do início da manhã e próximo ao horário de almoço.
A Settra também fez a autuação de cerca de dez veículos que estavam estacionados de maneira irregular na Rua Caiçaras, São Mateus. “Tivemos dificuldade porque as placas da localidade foram subtraídas.” Ainda segundo Peron, a suspeita, que ainda deve ser apurada, é de que a sinalização teria sido furtada. De acordo com o sargento Roberto Moreira, do Pelotão de Policiamento de Trânsito da PM (PPTran), esse é um dos períodos em que a recomendação de aumento da atenção ao volante deve ser redobrada. “Os condutores devem ter maior cuidado com os pedestres, principalmente nos pontos de travessia. Hoje não houve ocorrência que atrapalhasse o retorno dos estudantes. Mas é sempre importante pedir que a população coopere diminuindo a velocidade, tendo paciência, justamente para evitar o acidente.” Ele ainda destaca que as atividades de educação e prevenção, como as blitze, entrega de materiais educativos e orientações são intensificadas nesse período.