Eram super-heróis, bailarinas e piratas montados em suas bicicletas, skates e patinetes, andando pela UFJF e colorindo o Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na manhã de sábado (1º) ensolarada. A “pedalada literária” marcou a abertura da tradicional Feira do Livro no Colégio de Aplicação João XXIII. Até o dia 8, está prevista uma extensa programação de atividades, incluindo também a realização da Semana de Ciências Humanas.
Alunos dos anos iniciais do ensino fundamental atenderam ao chamado e, acompanhados por um responsável, levaram bicicletas, patinetes, skates e patins para aproveitar a atividade ao ar livre. O convite era para que fossem caracterizados ou com algum objeto que representasse um personagem favorito do mundo da imaginação. Durante o circuito, houve paradas nas “estações de leitura” para a apreciação dos livros levados pelos participantes, sem descuidar do lanchinho e da hidratação.
A professora do Colégio de Aplicação Lauriana Paiva explica que a ideia foi valorizar o hábito da leitura e tirar as crianças de casa, levando-as a praticar um esporte, de forma lúdica e divertida. Ela comemorou a participação de quase 300 pessoas e a adesão não só dos alunos, como também da comunidade. Já no Colégio de Aplicação, desde as 8h, houve a montagem do” Memorial de Resistência” no Centro de Ciências. Também estavam programadas apresentações de rappers e uma mostra de grafite, inspirado em trabalhos de alunos.