Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz de Fora terá mutirão de serviços para pessoas em situação de rua

frio moradores de rua by fernando priamo
PUBLICIDADE

Juiz de Fora receberá a primeira edição do Mutirão Rua de Direitos, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento está previsto para acontecer no dia 12 de maio e tem o objetivo de oferecer diversos serviços voltados para a população em situação de rua e em vulnerabilidade social. 

De acordo com a presidente do Núcleo de Voluntários do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, a realização do Rua de Direitos em outra comarca, além de Belo Horizonte, demonstra o êxito do projeto. “Nosso objetivo é difundir a cultura do voluntariado em todo o estado de Minas Gerais e cumprir com as diretrizes da Resolução 425/2021, do CNJ, que dispõe sobre a política nacional de acesso à Justiça de atenção às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, disse. 

O juiz diretor do Foro da Comarca de Juiz de Fora, Paulo Tristão Machado Júnior, afirma que a meta é realizar outras edições do Rua de Direitos. “Estamos com uma ótima expectativa para a realização do evento. O nosso objetivo é atender mais de 600 pessoas em situação de rua e vulneráveis. Tivemos uma recepção muito boa dos parceiros, que disponibilizarão diversos serviços e orientações para a população. Tenho certeza de que será uma ação exitosa”, afirmou.

PUBLICIDADE

O magistrado ainda ressaltou que, entre os serviços a serem ofertados, estão vacinação, roda de conversas, emissão de documentos, atendimentos de saúde e orientações sobre serviços de primeiros socorros. 

Até o momento, o mutirão conta com os seguintes parceiros: Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG); Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6); Prefeitura de Juiz de Fora; Câmara Municipal de Juiz de Fora; Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); Defensoria Pública da União (DPU); Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG); Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); Exército; Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); Instituto Nacional de Serviço Social (INSS); Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil); Subseção Juiz de Fora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG); e Universidade Salgado de Oliveira (Universo); entre outros. 

Sair da versão mobile