Ícone do site Tribuna de Minas

Manifestação pede mais informação e menos preconceito com autistas

PUBLICIDADE

A estratégia escolhida para chamar a atenção da população, na manhã de sábado (1º), não poderia ter sido mais encantadora: palhaços sorridentes, com bolas coloridas e faixas nas mãos, cobravam, ao lado de pais, filhos e amigos dos chamados “anjos azuis”, menos preconceito e mais informação. Da concentração na Praça da Estação, o grupo caminhou pelo Calçadão até chegar ao Parque Halfeld, onde foi montada uma estrutura com atividades de lazer e informação.

A programação faz parte das comemorações pelo Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, celebrado neste domingo, dia 2. A presidente do Grupo de Apoio a Pais e Profissionais de Pessoas com Autismo (GAPPA), Ariene Menezes, destacou a importância da conscientização como arma contra o preconceito e o julgamento, comumente direcionado a estas crianças. Ariene destacou, ainda, a necessidade de os profissionais de educação e saúde, além de toda a sociedade, mudarem – e direcionarem – o olhar para estes meninos e meninas, permitindo que eles sejam devidamente diagnosticados, estimulados e incluídos.

PUBLICIDADE

A programação da Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo continua no domingo, com piquenique às 9h no Parque da Lajinha, e na segunda, com passeata e apresentação dos “Médicos do Barulho” na Praça do Bom Pastor, a partir das 8h30, e missa na Igreja de Santa Rita de Cássia, às 19h.

Sair da versão mobile