Ao longo de 2023, a rede pública de saúde de Juiz de Fora executou um total de 550.771 atendimentos de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, de acordo com dados da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgados a pedido da Tribuna. Esse número representa 71,79% do total de marcações de exames e consultas realizadas na cidade (cerca de 767.197). Do total de marcações, 11,04% deixaram de ser executadas por ausência do usuário sem justificativas, de acordo com a Secretaria de Saúde. Em números absolutos, cerca de 84.700 procedimentos registraram desistência. Ainda conforme o levantamento, apenas 5,81% dos atendimentos foram cancelados de maneira correta pelo usuário, e 11,36% foram agendados para outras datas.
O dado preocupante prejudica quem aguarda na fila e depende do SUS para realizar consultas e exames necessários para um tratamento. Esse é o caso de um leitor, que preferiu não ter o o nome divulgado. Ele conta que sofreu um infarto em agosto de 2019 e, desde então, tem consultado regularmente na área de cardiologia da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), consórcio vinculado ao SUS. Em sua última consulta, a médica pediu um ultrassom com Doppler de Carótidas e Vertebrais, exame realizado para a avaliação das artérias carótidas e vertebrais como forma de rastrear e avaliar o risco cardiovascular.
O homem de 61 anos marcou o exame no PAM-Marechal em 5 de dezembro de 2023, contudo, até o momento não recebeu uma ligação confirmando a data do procedimento. Segundo dados da plataforma BuscaSaudeJF, que oferece transparência em relação às filas de espera, a estimativa do tempo médio para o exame é de 13 dias, o que se mostrou fora da realidade das pessoas que dependem do procedimento para iniciar o tratamento.
Esse é um dos muitos casos de pessoas que estão na fila do SUS para realizar exames e consultas, mas que demoram mais de três meses para receber uma ligação confirmando o procedimento. Os pacientes ficam horas em filas apenas para marcar, como relataram dois usuários, que também preferiram não ser identificados. Um deles falou que desistiu da consulta com um cirurgião depois de cinco horas de espera, sendo que ainda havia outras 17 pessoas em sua frente na fila.
Questionada pela Tribuna sobre o prazo para a realização do exame do paciente de 61 anos, a pasta municipal não respondeu. Entretanto, de acordo com o BuscaSaudeJF, em geral, o tempo de espera está relacionado à oferta de especialidades e ao nível de gravidade do paciente, por isso o tempo pode variar.
Já em relação às ausências injustificadas, a PJF, em nota, afirmou que o não comparecimento aos exames e procedimentos agendados causa prejuízo aos usuários do SUS, “já que, sem o cancelamento adequado, não é possível realizar a transferência (imediata) da vaga para outro paciente, causando retenção nas filas de espera e ampliando o período de espera dos outros usuários que aguardam por vaga”.
Impacto para os prestadores
De acordo com dados do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), um dos hospitais na cidade que prestam atendimento via SUS, a média de absenteísmo é de 20% nos procedimentos e 30% nas consultas no local. Entre as situações citadas pelos usuários estão: falta de transporte, já que muitos vêm de outras cidades; falta de recursos financeiros; às vezes receio na realização de determinados procedimentos, como endoscopia, colonoscopia, ressonância; e até mesmo o esquecimento e por desconhecimento do agendamento, cita o hospital.
A chefe da Unidade de Ambulatório do HU-UFJF, Maria Helena Barcelar, 65, ressalta a importância de sempre avisar com antecedência quando não puder comparecer a alguma consulta ou procedimento, para que mais pessoas possam ser atendidas no sistema público de saúde.
“Quando um paciente desmarca, o hospital imediatamente liga para outro paciente que realizaria o mesmo procedimento no dia subsequente”, explica. Contudo, ela destaca que quando são feitos exames que exigem preparo prévio, como colonoscopia, os funcionários têm que ligar com pelo menos dois dias de antecedência para a realização, ou seja, a ausência não é compensada de forma imediata.
Tempo de espera
Conforme informações da plataforma BuscaSaudeJF, a especialidade com maior tempo de espera nas solicitações de consultas e exames é a consulta em ortopedia, com média de 69 dias, seguida da angiologia geral, que trata doenças relacionadas ao sistema circulatório. Entretanto, o site destaca que “os valores apresentados são uma estimativa, e estão sujeitos a modificações constantes devido a fatores como demanda, variações sazonais e outros aspectos relacionados ao atendimento. Portanto, os valores informados devem ser vistos como uma referência aproximada para o atendimento, e não como um valor exato. É importante lembrar que o fluxo é dinâmico”.
Falta acarreta em 30 dias para nova marcação
Os usuários podem cancelar uma consulta ou exames laboratoriais e de raio-X presencialmente ou por contato telefônico da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou na unidade de atendimento especializado. Para exames de média e alta complexidade, o paciente deve ir até o PAM-Marechal para o cancelamento, com pelo menos 72 horas de antecedência para a vaga ser reaproveitada.
Nos casos em que o cancelamento é realizado previamente, o paciente pode ser reagendado para a data mais próxima. No entanto, se for uma falta injustificada o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) permite agendar somente após 30 dias para nova marcação para consultas especializadas. Em situações em que o cancelamento é realizado, as consultas podem ser agendadas presencialmente na UBS de referência quando a consulta é feita pela primeira vez. Para os retornos, no Ambulatório de Atendimento Especializado.
Em caso de desistência no HU-UFJF, o usuário deve entrar em contato com o setor em que seria realizado o procedimento e solicitar o cancelamento. O contato é disponibilizado em documento entregue no momento da marcação, explica a chefe da Unidade de Ambulatório.
Outra orientação é que os usuários mantenham seus cadastros em dia, com o número de telefone, endereço, entre outros, para o serviço entrar em contato quando necessário.
*Estagiária sob a supervisão da editora Carolina Leonel