A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou, nesta quinta-feira (1º), a fase presencial das matrículas dos aprovados pela chamada regular do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Vestibular 2018. O procedimento acontece até sexta-feira, nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares. Ao todo, são esperados 1.336 alunos para cursos da instituição. Foram convocados os candidatos que realizaram a pré-matrícula on-line, entre os dias 5 e 7 de fevereiro. Durante toda o dia, alunos recém-aprovados realizaram a entrega de documentos. O movimento esteve tranquilo durante a manhã, quando a Tribuna esteve no local. Servidores da instituição analisavam os itens obrigatórios e esclareciam dúvidas dos novos alunos da instituição.
Do lado de fora, veteranos se misturavam aos familiares para dar as boas-vindas aos novos alunos. Théa Cristina de Oliveira Marcolino veio de Barbacena trazer seu filho caçula, Peterson William de Oliveira, para realizar a matrícula no curso de Economia. Emocionada, ela ressaltou que o momento marca uma passagem da trajetória, já que o filho irá morar sozinho em Juiz de Fora. “É um orgulho muito grande. A gente compartilhou tudo nessa vida, e, agora, mais esse momento. Vou chorar muito com essa partida dele, mas sei que é para o bem dele, que está realizando um sonho. A recepção nos passa segurança, mas a gente fica apreensiva mesmo assim”.
Para Peterson, o processo para ingressar na universidade foi “simples”, mas ele revela que chegou a se dedicar 12 horas por dia aos estudos, contando com uma boa disciplina. A dedicação rendeu mais duas aprovações, em Engenharia Agronômica na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), e em Administração na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com tantas opções, o futuro economista confessou que o mais complicado foi optar por qual carreira seguir. “Decidi pela Economia de última hora. Não tinha muita certeza do que eu queria, mas agora eu sei que é isso que eu quero.”
O sentimento de dever cumprido é compartilhado pelas amigas Larissa Lima, 17, e Alessandra Batista, 18, ambas de Juiz de Fora. As duas estudaram juntas para ingressar na universidade, mas optaram por áreas distintas. Enquanto Larissa escolheu Ciências Exatas, Alessandra optou pelo curso de Turismo. “É uma felicidade muito grande. É um sonho que se realiza estudar em uma universidade pública. Eu vinha aqui no campus e falava ‘é aqui que eu quero estudar’, e hoje eu posso ter a certeza que consegui conquistar esse sonho”, afirma Larissa.
Orientações para a matrícula
Em Juiz de Fora, a matrícula presencial acontece no anfiteatro das Pró-reitorias, no prédio central da Universidade. A instituição recomenda que os candidatos confiram a lista completa de documentos e formulários que precisam ser preenchidos e entregues na realização da matrícula, a fim de agilizar o procedimento e evitar esperas. A recomendação é de que os aprovados garantam, com o máximo possível de antecedência, que a documentação requerida esteja completa e em mãos, de forma a evitar o indeferimento da matrícula. Os horários para realização dessa etapa estão disponível no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).
Próximas chamadas
A UFJF divulgou na última terça-feira, o primeiro edital de reclassificação do Pism. A pré-matrícula on-line dos convocados termina nesta sexta-feira. A realização do procedimento é requisito obrigatório para matrícula presencial, que acontecerá nos dias 8 e 9 de março. A universidade recomenda que os candidatos providenciem toda a documentação necessária para realização das matrículas, conforme cronograma estipulado pela instituição. Os detalhes de cada documento e mais informações sobre as demais chamadas podem ser encontradas no site da Cdara.