O binário da Rua Dom Silvério, no Alto dos Passos, Zona Sul, começou a operar por volta das 20h30 desta terça (1º), segundo informações da Settra. As intervenções para a mudança no trânsito tiveram início no dia 11 de janeiro. Para a finalização da obra, que dependia da rampa que dá acesso à Avenida Rio Branco, houve retenções no trânsito durante todo o dia na avenida e nas ruas adjacentes, na altura dos bairros Bom Pastor e Alto dos Passos. Segundo a Prefeitura, o objetivo das modificações é reduzir os gargalos na área.
Com o novo esquema de trânsito, a Rua Dom Silvério foi transformada em mão única para quem segue a partir da Avenida Rio Branco, da Rua Morais e Castro até a Rua Barão de Aquino. Depois o tráfego se mantém sem alterações, ou seja, de ambos os lados. Quem trafega em direção ao Centro passará a seguir, a partir da Rua Dom Silvério, para a Rua Barão de Aquino até chegar à Rua Belmiro Braga. Nesta última via foi construída uma nova rampa de acesso para a Avenida Rio Branco (ver mapa). O valor do investimento é de cerca de R$ 1 milhão, e os recursos são provenientes da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) do Estado, com contrapartida do Município.
Segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), como a obra foi realizada de forma a não interromper o trânsito de veículos, o binário entrará em operação restando alguns trabalhos para serem finalizados. Estão previstos construção de canteiro, meio-fio e reconstrução da praça do Bairro Alto dos Passos, com replantio de árvores. Os trabalhos devem ser finalizados nos próximos 30 dias.
Trajeto de coletivos
De acordo com a assessoria de comunicação da Settra, todas as linhas de ônibus terão seus trajetos alterados, com exceção das 121 e 123 (Alto Eldorado/Santa Luzia), que utilizam a Rua Dom Silvério, no sentido Santa Luzia/Centro. Agora o itinerário será cumprido pelas ruas Barão de Aquino e Belmiro Braga, até a Avenida Rio Branco. No sentido oposto, não haverá alteração. As linhas 100 (Filgueiras), 117 (Vivendas da Serra), 626 (Jardim Natal/Rio Branco) e 646 (Milho Branco/Rio Branco), que utilizam a alça da Rua Dom Silvério, atrás do Restaurante Aloha, como retorno, deverão estender o trajeto e retornar pelo trevo antes do Carrefour, utilizando o ponto existente no local como final. Já a linha 111 (Mundo Novo) contará com modificação de itinerário no sentido Mundo Novo/Santa Terezinha, passando a trafegar pelas ruas Pedro Botti, Vieira Pena e Barão de São Marcelino, até a Avenida Barão do Rio Branco. Devido à alteração, as linhas também passam a contar com novos quadros de horários, que estão disponíveis no site www.pjf.mg.gov.br/index.php