O boletim epidemiológico da Covid-19 apontou, nesta segunda-feira (1º de fevereiro), que mais dez pessoas perderam a vida em Juiz de Fora devido à Covid-19. Com a atualização, subiu para 719 o número de falecimentos pela doença na cidade desde o início da pandemia. Em relação ao casos confirmados da doença, 53 novas confirmações foram registradas em relação a domingo. O total de casos de coronavírus confirmados em Juiz de Fora até o momento é de 17.525. Quanto às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram 322 novos registros em um dia. No total, Juiz de Fora já contabilizou 55.664 casos suspeitos.
Das dez novas mortes causadas por Covid-19, duas ocorreram nesta segunda. Uma delas foi de uma idosa de 90 anos. Ela tinha doença neurológica crônica. Além dela, faleceu um idoso de 62 anos. Ele tinha doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus.
No domingo (31) foram a óbito duas idosas. Uma delas tinha 85 anos e histórico de doença neurológica crônica. A outra tinha 83 anos. Ela tinha doença cardiovascular crônica e hipertensão arterial sistêmica.
Mais duas idosas morreram no último sábado (30). Uma delas tinha 67 anos e era obesa. A outra tinha 87 anos. Ela tinha hipertensão arterial sistêmica, doença neurológica crônica e outra pneumonia crônica.
Na última sexta-feira (29) faleceu um idoso com 64 anos. Ele tinha diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e obesidade. Também morreu um homem de 48 anos. Ele tinha como comorbidade doença neurológica crônica.
Na quinta (28) também faleceu um idoso, de 73 anos, sem comorbidades relatadas. A décima morte contabilizada nesta segunda aconteceu na última terça (26), quando faleceu um idoso de 92 anos. Ele tinha hipertensão arterial sistêmica. As comorbidades, além da idade, conforme as autoridades em saúde, são fator de risco para que a Covid-19 se agrave.
Taxa de ocupação UTI SUS é de 82%
Segundo dados da Prefeitura, até as 17h27 desta segunda, 346 pacientes estavam internados em “leitos Covid”, sendo 118 em leitos de cuidados intensivos e 228 em equipamentos de enfermaria. Até o mesmo horário, a taxa de ocupação total de leitos UTI na cidade era de 73,86%. O índice em relação aos leitos UTI do SUS era de 82,52%. Já os leitos de enfermaria tinham 62,34% de taxa de ocupação. Nas UTIs da rede privada, o índice de ocupação era de 59,35%.