Ícone do site Tribuna de Minas

Gappa firma parceria com Hemominas para captação de doadores

hemominas editada

Infecções respiratórias, dengue, vacinação contra a gripe e incidência de dois feriados no mês impactam na redução do número de doadores na unidade (Foto: Arquivo TM/ Felipe Couri)

PUBLICIDADE

O Grupo de Apoio a Pais e Profissionais de Pessoas com Autismo (Gappa) deu início à campanha “Você é o tipo certo de Alguém”, em parceria com a Fundação Hemominas, para auxiliar na captação de doadores de sangue em Juiz de Fora. A ação do Gappa consiste em potencializar a divulgação da necessidade de doações no atual momento de baixa nos estoques, a nível local e nacional, com publicações em redes sociais e fixação de cartazes e banners em diversos pontos da cidade.

A iniciativa do Gappa ocorre em um momento em que o número de doadores e o estoque de sangue alcançaram níveis críticos. “Nós sabemos que o Hemominas está muito carente desse estoque de sangue. E, diante dessa situação de pandemia, muitas pessoas estão internadas e precisando de sangue. Por isso, nós resolvemos dar esse apoio para o Hemominas”, explica a diretora da instituição, Sheila Moreira. O grupo ainda planeja divulgar diariamente, pelas redes sociais, o nível do estoque de sangue no Hemocentro de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

A intenção é que a parceria entre as entidades ocorra, pelo menos, até o final de 2021. “Nossa intenção é mobilizar e conscientizar as pessoas para a importância de ser um doador. Estamos pensando no bem comum, não só nas pessoas com deficiência, mas na população em geral”, complementa Sheila.

PUBLICIDADE

Integrante da equipe de captação de doadores da Hemominas, Deborah Carvalho celebrou a parceria com o Gappa. Segundo Deborah, o aumento da visibilidade é essencial para atrair mais doadores. “É ainda mais importante durante a pandemia, quando os estoques de sangue estão caóticos no Brasil inteiro. As cirurgias que foram suspensas no início da pandemia agora voltaram, e o comparecimento de doadores está baixo no Brasil inteiro”, constata. A necessidade de adaptações no recebimento de doadores, a fim de evitar aglomerações, ainda é outro fator que diminui a capacidade do hemocentro.

A Fundação Hemominas está aberta a outras parcerias. Pessoas ou instituições interessadas em prestar apoio podem entrar em contato pelos telefones: (32) 3257-3113/3172 ou pelo site http://www.hemominas.mg.gov.br.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile