A capacitação foi desenvolvida pelo setor responsável da Guarda, através da Supervisão de Capacitação e a Corregedoria da instituição. Ambos observaram a relevância de constantemente treinar o efetivo, para garantir o uso dos equipamentos sempre respeitando os princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade, objetivando o aprimoramento das ações da corporação. A instrução teve dois focos de ensinamentos. O primeiro abordou a parte da legislação, com apresentação das normas que disciplinam e regulamentam o uso de equipamentos de menor potencial ofensivo. O segundo foco foi direcionado para a parte técnica e operacional deste uso.
Durante sua atuação, a Guarda contará com reforço de equipamentos não letais, para o exercício de suas funções. Desde dezembro de 2016, os guardas já atuam nas ruas da cidade utilizando pistola elétrica incapacitante (PEI) e lançadores de munição de borracha, após serem devidamente treinados e capacitados.
PM acompanha eventos oficiais da PJF
A Polícia Militar (PM) informou que está com o policiamento reforçado em todos os eventos oficiais do pré-carnaval de Juiz de Fora. De acordo com o assessor organizacional da 4ª Região, major Jovanio Campos, todo o efetivo do setor administrativo está nas ruas e nenhum militar irá tirar férias até que se encerre os eventos carnavalescos.
O oficial destacou que estão sendo empregados ainda os militares dos grupos especializados, como o Choque e do Grupo Especializado em Radiopatrulhamento. ” Estamos atuando nos eventos que foram planejados pela Prefeitura. O esquema de policiamento foi definido em reuniões anteriores”, pontuou o major. Segundo ele, nos dias de carnaval, quando não haverá evento em Juiz de Fora, militares da cidade serão enviados para municípios da região que recebem maior concentração de foliões.
O oficial destacou ainda que é importante que o folião também adote medidas de segurança, como, por exemplo, planejar o deslocamento de ida e volta para os eventos, procurar estar em grupos, principalmente durante a noite e madrugada e dar preferência ao transporte público.