Ícone do site Tribuna de Minas

Milhares de alunos das redes municipal e particular iniciam período escolar

Com a volta às aulas, fluxo na Avenida dos Andradas, onde há concentração de escolas, é um dos mais afetados (Foto: Leonardo Costa 01-02-2017)
Com a volta às aulas, fluxo na Avenida Itamar Franco, onde há concentração de escolas, é um dos mais afetados (Foto: Leonardo Costa 01-02-2017)
PUBLICIDADE

Após o período de férias, alunos de escolas municipais e parte das escolas particulares voltaram às aulas nesta quarta-feira (1). O início do ano letivo nas 102 unidades da rede municipal e em colégios particulares, que retornam de forma gradual, ocorreu de forma tranquila, mesmo com leve aumento do fluxo de veículos nas vias, conforme já era esperado. Só no município, a expectativa era de que 46 mil estudantes retornassem, atendendo ao calendário proposto pela Secretaria de Educação. A movimentação nas escolas tende a aumentar com o retorno de 34 mil alunos da rede estadual nesta segunda (6), mesma data da retomada das atividades no Colégio Militar. Já no dia 14, é esperado o começo das aulas no Colégio de Aplicação João XXIII.

Na rede municipal, o retorno dos professores ocorreu na última terça-feira, quando foram convocadas reuniões pedagógicas em cada escola, com o objetivo de planejar as atividades do semestre letivo. Ao todo, são 200 dias de aula no ano letivo. A Secretaria de Educação recomenda às famílias que acompanhem os filhos nos primeiros dias de aula, buscando conhecer as equipes de cada escola e profissionais que vão atuar de forma mais próxima das crianças e adolescentes. É também recomendável que os responsáveis participem das reuniões convocadas, a fim de que todos os pontos sejam esclarecidos.

PUBLICIDADE

Já na rede privada de ensino, colégios como o Santa Catarina também deram início ao ano letivo nesta quarta. No entanto, a retomada das aulas na instituição, nos turnos da manhã e da tarde, é estabelecida de acordo com um cronograma, que define datas diferenciadas de retorno para os alunos da educação infantil e do ensino médio. De acordo com a assessoria do colégio, somente no dia 8 de fevereiro é que a instituição terá o número completo de estudantes, em torno de 2.400 alunos. A região do Santa Catarina, onde também há concentração de outras escolas, é uma das mais afetadas com o aumento do fluxo no trânsito, principalmente na Avenida dos Andradas. Já o Colégio Stella Matutina, na Avenida Itamar Franco, tem previsão de retorno do ensino fundamental e médio nesta quinta-feira (2) e do infantil na sexta-feira (3). O Colégio Jesuítas já iniciou suas atividades nesta quarta, tanto na educação infantil quanto no ensino médio.

PUBLICIDADE

Em relação às escolas estaduais, a Secretaria Estadual de Educação informa que 34 mil alunos retornam na segunda nas 48 escolas da rede em Juiz de Fora. Na última terça, teve início o ano escolar, quando o corpo administrativo e docente retornam às escolas para organizar a volta às aulas. O calendário estadual também tem 200 dias letivos, que devem ser concluídos até 15 de dezembro. O período de recesso ocorre entre 17 e 30 de julho.

Já no sistema federal de ensino, o Colégio de Aplicação João XXIII, da UFJF, tem o retorno previsto para o dia 14 de fevereiro, quando 1.058 alunos dos ensinos fundamental e médio voltam para as salas de aula. Concluindo a reposição da greve nesta segunda, a UFJF entrará em recesso, e o retorno das aulas só ocorrerá em 6 de março.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile