Ícone do site Tribuna de Minas

Petrobras abre mais de 700 vagas no Programa Jovem Aprendiz com oportunidades em Juiz de Fora

petrobras agencia brasil
PUBLICIDADE

A Petrobras abriu mais de 700 vagas para aprendizes em 13 estados e no Distrito Federal, com inscrições gratuitas entre 6 e 12 de outubro de 2025. As oportunidades integram o Programa Petrobras Jovem Aprendiz, que oferece formação profissional básica e cursos técnicos, com duração de 21 meses e jornada de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira. As oportunidades incluem o município de Juiz de Fora, além de Betim, em Minas Gerais e cidades do Rio de Janeiro.

O edital prevê sistema de cotas e pontuação para ampliar a inclusão de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Há reserva de 30% das vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas; 20% para pessoas com deficiência; 15% para egressos de trabalho infantil ou análogo à escravidão; e 10% para adolescentes em acolhimento institucional ou em medida socioeducativa. As inscrições devem ser feitas no site do programa.

PUBLICIDADE

As vagas estão distribuídas nos municípios de Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Linhares (ES), Vitória (ES), Betim (MG), Juiz de Fora (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Natal (RN), Canoas (RS), Aracaju (SE), Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulínia (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Duque de Caxias (RJ), Macaé (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), Brasília (DF) e Três Lagoas (MS).

A trilha formativa é realizada em parceria com o Senai, com 30 cursos profissionalizantes (18 de aprendizagem básica e 12 técnicos). Entre as áreas ofertadas estão instrumentação, eletricista industrial, mecânico de manutenção, assistente de logística, assistente administrativo, soldagem, TI/suporte, automação industrial, eletrotécnica, mecatrônica, mecânica, manutenção de máquinas industriais, instrumentação industrial, desenvolvimento de sistemas, petroquímica, logística, química e sistemas de energia renovável.

Para concorrer, é necessário ter, na data da inscrição, idade mínima de 14 anos e máxima de 21 anos e 7 meses. Para pessoas com deficiência, não há limite máximo de idade. Quem não concluiu o ensino médio deve comprovar matrícula e frequência escolar, e o curso de aprendizagem precisa ocorrer em turno distinto ao escolar.

Os aprendizes terão carteira assinada com salário-mínimo integral, vale-transporte, 13º salário, férias, FGTS e possibilidade de adesão opcional ao plano de previdência complementar e ao programa de atividade física da companhia.

PUBLICIDADE

*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile