Ícone do site Tribuna de Minas

Pesquisa de intenção de voto mostra Kamala Harris com 44% e Trump com 42%

Kamala Harris
PUBLICIDADE

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, que deverá ser nomeada pelo Partido Democrata para concorrer contra Donald Trump, figurou com uma vantagem de dois pontos percentuais contra o republicano em uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira (23).

Trump liderava por um ponto percentual em uma pesquisa realizada em 1 e 2 de julho, e em outra sondagem realizada entre 15 e 16 de julho, ambos estavam empatados em 44% – dentro da mesma margem de erro. Agora, na primeira sondagem após Joe Biden abrir mão de sua candidatura, Harris liderou Trump por 44% a 42% na pesquisa, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais.

PUBLICIDADE

Com apoio suficiente de delegados para ser a indicada, a nomeação de Kamala Harris deverá ser oficializada durante a Convenção Democrata marcada para 19 de agosto em Chicago. A maioria dos delegados do partido (cerca de 4 mil pessoas encarregadas de nomear oficialmente um candidato ou uma candidata) manifestaram intenção de apoiá-la.

PUBLICIDADE

A pesquisa, porém, embora indique sinais do apoio da população americana aos candidatos, não reflete o colégio eleitoral, já que a garantia de vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos é o total de delegados conquistados em Estados-chave.

Harris desponta como possível nome democrata para desafiar Trump nas urnas depois que Biden desistiu de concorrer após uma intensa pressão sob sua idade e capacidade para governar durante mais quatro anos. Na pesquisa divulgada pela Reuters nesta terça-feira, cerca de 56% dos eleitores registrados concordaram com a declaração de que ela era “mentalmente afiada e capaz de lidar com desafios”, em comparação com 49% que disseram o mesmo sobre Trump e 22% sobre Biden.

PUBLICIDADE

A pesquisa, que foi realizada on-line, entrevistou 1.241 adultos dos EUA em todo o país, incluindo 1.018 eleitores registrados.

Sair da versão mobile