Ícone do site Tribuna de Minas

ANS apresenta propostas de nova política de preços e reajustes para planos de saúde

ans

(Foto: Agência Brasil)

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresentou o resultado de estudos sobre uma nova política de preços e reajustes para planos de saúde. O projeto será debatido em audiência pública agendada para janeiro de 2025. Se aprovado, a previsão é que entre em vigor a partir de janeiro de 2026.

As mudanças propostas, segundo a agência reguladora, abrangem quatro temas: reajuste de planos coletivos; mecanismos financeiros de regulação, como coparticipação e franquia; venda de planos on-line; e revisão técnica de preços de planos individuais/familiares.

PUBLICIDADE

Confira as principais propostas:

Reajuste de planos coletivos

PUBLICIDADE

Coparticipação e franquia

Vendas on-line

PUBLICIDADE

Planos individuais/familiares

Próximos passos

Em nota, a agência detalhou que, a partir dos resultados coletados, vai elaborar propostas de normativas que serão colocadas em consulta pública para obter contribuições da sociedade. A consulta pública ficará disponível por 45 dias, de 19 de dezembro de 2024 a 3 de fevereiro de 2025.

PUBLICIDADE

“Na sequência, a ANS irá promover audiências públicas nos dias 28 e 29 de janeiro de 2025, sendo um turno para cada tema, manhã e tarde, para contemplar os quatro assuntos propostos”, destacou. “Ao final desse processo, a agência seguirá com a aprovação das normativas junto à diretoria colegiada e com a posterior publicação das novas regras regulatórias.”

Sair da versão mobile