Ícone do site Tribuna de Minas

Arraias invadem Tietê e são ameaça para pescadores

5806ae24361e2

5806ae24361e2

5806ae24361e2
PUBLICIDADE

AE – Inexistentes há dez anos, as arraias estão invadindo o Rio Tietê e já representam problema para os pescadores que atuam em Itapura e outras cidades da região de Araçatuba. Vários acidentes com esses animais foram registrados na região nos últimos anos. A invasão das arraias foi constatada pela pesquisadora Isleide Saraiva Rocha Moreira, da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu. Autora de uma tese de mestrado sobre os acidentes com pescadores envolvendo peixes traumatizantes e peçonhentos, ela constatou que esses animais já estão entre os principais responsáveis pelos acidentes durante a pesca. As arraias possuem ferrões na cauda e liberam toxinas durante os ataques, por isso se inclui na categoria dos peçonhentos, como os mandis e pintados. Já as corvinas, dourados, piranhas, traíras e tucunarés são peixes traumatizantes por causa das mandíbulas dotadas de dentes fortes e agudos. Como parte dos estudos, Isleide identificou que as arraias fluviais estão colonizando o Rio Tietê de forma preocupante. Segundo ela, em 25 anos as arraias fluviais colonizaram praticamente todo o Rio Paraná e o final do Rio Tietê, na cidade de Itapura. “Elas podem seguir para as outras regiões do Tietê, podendo causar um problema maior na saúde pública.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile