Ícone do site Tribuna de Minas

Concurso Unificado: site apresenta instabilidade com início das inscrições

app gov.br luisa junqueira
PUBLICIDADE

As inscrições para participar do Concurso Público Nacional Unificado estão abertas a partir desta sexta-feira (19) até o dia 9 de fevereiro. O exame, também chamado de Enem dos Concursos, irá oferecer 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos federais. As provas acontecem no dia 5 de maio e Juiz de Fora está entre as 220 cidades que irão sediar o exame. A taxa de inscrição é R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90, para vagas de nível superior. Com a alta procura e o congestionamento, no entanto, o site Gov.br apresenta instabilidade ao longo da manhã e início da tarde desta sexta.

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, responsável pela condução do concurso, o acompanhamento do erro tem sido realizado, mas não há uma previsão para normalização do sistema.

PUBLICIDADE

Como fazer a inscrição no concurso unificado

A inscrição é feita exclusivamente pelo Gov.br e o pagamento deverá ser feito através de Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no momento da inscrição. Estão isentos da taxa de pagamento os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que cursam ou cursaram faculdade com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como doadores de medula óssea.

PUBLICIDADE

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos recomenda leitura cuidadosa dos editais, “potencializando as trajetórias profissionais e acadêmicas dos candidatos“.

Em nota, a pasta destacou que a proposta é democratizar o acesso aos quadros federais e permitir que candidatos alinhem suas vocações às oportunidades oferecidas.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile