Ícone do site Tribuna de Minas

Queda de helicóptero no Rio que matou três pessoas é investigada

Queda de helicóptero no RJ:  major da FAB, capitão dos bombeiros e instrutor de voo são as vítimas
PUBLICIDADE

Três passageiros morreram durante a queda de um helicóptero em uma região de mata, em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros do Quartel de Guaratiba foi acionado por volta das 9h55, e os corpos passavam por remoção da mata pelos militares até 12h.

Foram vítimas do acidente Sérgio Nunes Miranda, major da Força Aérea Brasileira (FAB), Lucas Silva Souza, capitão do Corpo de Bombeiros, e Diego Dantas Lima Morais, instrutor de voo, segundo o portal g1. Não há mais detalhes sobre os três até o momento.

PUBLICIDADE

Em nota, a corporação havia informado que a queda ocorreu em uma área de mata fechada, dificultando o acesso. O local fica perto do cruzamento entre a Avenida Levy Neves e a Rua Tasso da Silveira.

“O Grupamento de Operações Aéreas, especialistas do Grupo de Operações Especiais e militares do quartel de Guaratiba estão mobilizados na ocorrência, em uma área de difícil acesso”, diz a nota.

Segundo informações iniciais, a aeronave, um modelo Robinson R44 II prefixo PS- GJS, teria pousado no Aeroclube Guaratiba, abastecido e decolado. Instantes depois, ela foi avistada ao cair.

As causas do acidente serão apuradas pelos órgãos competentes. A Força Aérea Brasileira informou que já investiga o caso. Veja a nota:

PUBLICIDADE

“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, neste sábado (17/01), investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) — órgão regional do CENIPA, com sede no Rio de Janeiro (RJ) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-GJS em Guaratiba (RJ).

Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.

PUBLICIDADE

Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER do CENIPA, acessível pelo site do Centro. Clique no menu “Ocorrências” e, em “Filtros de Pesquisa”, informe a matrícula da aeronave no campo “Matrícula”.

A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade.

O CENIPA destaca que somente se pronuncia oficialmente sobre os resultados de suas investigações por meio da publicação do Relatório Final SIPAER, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile