Ícone do site Tribuna de Minas

Sexto caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil

Varíola dos macacos monkeypox

Varíola de macacos preocupa (Foto: Pixabay)

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (16) o sexto caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente, de 28 anos e com histórico de viagem à Europa, está em isolamento domiciliar em Indaiatuba, interior de São Paulo. Ele apresenta quadro clínico estável e segue monitorado pelas autoridades sanitárias locais, diz a pasta.

Dos seis casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil, quatro estão em São Paulo, um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Há 13 casos suspeitos em investigação, sendo dois deles em Minas Gerais.

Identificada pela primeira vez em macacos, a doença viral faz o paciente apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, além de erupções cutâneas.

PUBLICIDADE

Suspeitas de varíola dos macacos em Minas Gerais

Na terça-feira (14), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já havia informado que foram notificados dois casos suspeitos de varíola dos macacos, chamada também de Monkeypox. As informações foram coletadas no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas). Os casos suspeitos são das cidades de Uberlândia e Ituiutaba.

Esses são os dois primeiros casos em investigação no estado, e os pacientes em questão não tiveram histórico de deslocamentos ou de viagens para fora do país recentemente. O primeiro caso suspeito, em Uberlândia, foi notificado no dia 11 de junho e o indivíduo foi a óbito. Já o segundo, em Ituiutaba, foi comunicado aos órgãos de saúde no dia 12 de junho.

Sair da versão mobile