O Estado de Minas Gerais segue somando novas vítimas fatais do novo coronavírus (Covid-19). Em novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), publicado nesta terça-feira (14), mais quatro mortes foram associadas ao vírus no estado, nas cidades de Patrocínio, Uberlândia e Governador Valadares, chegando a 27 o total de registros. Enquanto isso, 60 óbitos seguem em investigação para a doença e 218 testaram negativo. O número de pacientes que testaram positivo para a Covid-19 também teve aumento expressivo, alcançando 884 casos confirmados.
Duas das vítimas fatais são de Uberlândia, no Triângulo: uma idosa de 65 anos com comorbidades constatadas e um idoso de 72 anos sem doenças prévias associadas. Outro óbito foi registrado em Patrocínio, se tratando de um idoso de 81 anos com comorbidades apontadas pela SES. A última morte notificada pela pasta estadual é de um idoso de 62 anos, residente de Governador Valadares, que também teve complicações associadas a outras doenças.
Conforme informações do informativo estadual, até o momento, 78% dos óbitos em Minas tiveram fatores de risco que agravaram a contaminação pela Covid-19. A hipertensão, a cardiopatia e a diabetes são as enfermidades mais rotineiras em vítimas fatais da doença, observadas, respectivamente, em 15, oito e sete dos casos. Das 27 mortes, em cinco o paciente não teve constatada qualquer comorbidade.
As pessoas do sexo masculino tiveram mais evoluções fatais da doença, com 17 mortes em detrimento a 10 mortes de pessoas do sexo feminino. Quanto a faixa etária, 23 óbitos foram de idosos com mais de 60 anos; três mortes foram de pessoas entre 40 e 59 anos; e uma vítima tinha entre 20 e 39 anos.
Salto em casos confirmados
O crescimento de casos confirmados em um dia foi significativo no estado. Entre segunda-feira (13) e esta terça, foram registrados 69 confirmações, de modo que o quantitativo da doença alcançou 884 pacientes positivos. Há, ainda, 63.951 pessoas em investigação para o novo coronavírus.
Juiz de Fora permanece como a segunda cidade do estado com mais casos, com 74 confirmações no boletim da SES. A Prefeitura, entretanto, já confirmou 84 pessoas vítimas da doença na cidade. Em Minas, a fila é puxada pela capital Belo Horizonte, com 367 casos confirmados.
Na região, Goianá e Matias Barbosa registraram as primeiras confirmações da doença, contabilizando 12 municípios da Zona da Mata e do Campo das Vertentes com pacientes que testaram positivo para a Covid-19. Os demais municípios, além de Juiz de fora, são: Barbacena (2), Bonfim (1), Carangola (1), Divinésia (1), Goianá (1), Manhuaçu (2), Matias Barbosa (1), Muriaé (4), São João Nepomuceno (1), São João del-Rei (3) e Ubá (3).