Ícone do site Tribuna de Minas

Romeu Zema decreta suspensão de eventos oficiais pelos próximos 30 dias

reuniao estado coronavirus by imprensa mg
Programações oficiais com mais de cem pessoas estão suspensas (Foto: Imprensa MG)
PUBLICIDADE

O governador Romeu Zema se reuniu, neste sábado (14), em Belo Horizonte, com o secretariado do Executivo mineiro para discutir medidas de prevenção e tratamento para o novo coronavírus no Estado. Durante o encontro, Zema decretou a suspensão de eventos oficiais com mais de cem pessoas pelos próximos 30 dias.

A recomendação é que a medida, que será revista semanalmente, também seja adotada por organizações da iniciativa privada, orientadas a seguir os procedimentos sugeridos pelo Ministério da Saúde. “Evitando aglomerações, conseguimos conter a propagação do vírus de forma mais eficiente, evitando que a epidemia se alastre em Minas Gerais e contamine, principalmente, quem está no grupo de risco”, afirmou.

O governador também ressaltou que não há motivo para pânico e que as medidas adotadas até o momento são preventivas. “O nosso encontro faz parte de um conjunto de medidas para resguardar a saúde de todos os mineiros e proteger nossos cidadãos. Prevenção sempre será o melhor remédio”, disse.

PUBLICIDADE

Situação de emergência

Nesta sexta, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) decretou situação de emergência em saúde pública no estado como uma das ações de preparação para assistência a pacientes com coronavírus. Entre as medidas previstas está a dispensa de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais. O decreto também oficializa a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas), coordenado pela SES, para monitoramento e estudo dos casos, além da atuação na tomada de decisões e organização das ações de enfrentamento.

Sair da versão mobile