Ícone do site Tribuna de Minas

Rodrigo Pacheco avalia incluir governadores em CPI da Covid

Rodrigo Pacheco avalia que eleições 2022 ocorrerão dentro da normalidade

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fala sobre as eleições 2022 (Foto: PMDB/MG)

PUBLICIDADE

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), avalia a possibilidade de ampliar o escopo das investigações da CPI da Covid para incluir Estados e Municípios. Pacheco vai consultar a Secretaria-Geral da Mesa do Senado nesta terça-feira (13), no mesmo dia em que pretende ler o requerimento de abertura da CPI.

Um primeiro requerimento, de iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pede a apuração apenas das ações e omissões do Governo federal na pandemia. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), no entanto, apresentou um adendo para incluir também investigação sobre como Estados e Municípios aplicaram recursos federais no combate à pandemia.

Há dúvidas sobre se o regimento do Senado permite a inclusão de Estados no alcance de CPIs. No entanto, embora o regimento da Casa não permita que CPIs se debrucem sobre matérias pertinentes à Câmara dos Deputados e a atribuições do Poder Judiciário e dos Estados, quem quer incluir governos locais na investigação argumenta que boa parte dos recursos usados por prefeitos e governadores é federal. Além disso, o Congresso já teve CPIs que investigaram Estados, como a da Amazônia, em 2019, e a do Metrô, em 2014.

PUBLICIDADE

O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) disse que conversou com Pacheco na noite de domingo (11), quando já se sabia que a solicitação teria as assinaturas necessárias. Líder do Podemos, Dias observou que Pacheco deu sinais de que pretende atender o que pedem os dois requerimentos. Tinha dúvidas, porém, se o regimento do Senado permitia incluir as autoridades locais. “Ele vai ver regimentalmente qual o procedimento pode ser adotado”, afirmou o senador.

Sair da versão mobile