Ícone do site Tribuna de Minas

Feminicídio passa a ter pena de até 40 anos com nova lei sancionada por Lula

lula feminicidio ricardo stuckertr pr

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última quarta (9) a Lei 14.994/24, que eleva a pena para o crime de feminicídio de 12 a 30 anos para um intervalo de 20 a 40 anos de reclusão. Essa nova legislação estabelece o feminicídio como um crime específico no Código Penal, ao invés de ser classificado como homicídio qualificado.

Com a nova lei, o feminicídio é reconhecido como crime hediondo e o texto também introduz novas circunstâncias que podem agravar a pena do agressor. As situações que aumentam a punição incluem o uso de veneno, tortura, emboscada ou outros meios que impeçam a defesa da vítima, além do uso de armas de fogo de uso restrito ou proibido. Outra importante mudança é o aumento da pena para aqueles que desrespeitarem medidas protetivas durante o cumprimento da pena, passando de 3 meses a 2 anos de detenção para 2 a 5 anos de reclusão, além de multa.

PUBLICIDADE

A lei também prevê a transferência de presidiários ou presos provisórios por crimes de violência doméstica ou familiar que ameaçarem ou agredirem novamente a vítima ou seus familiares. Nesse caso, o agressor será transferido para um presídio distante do local de residência da vítima.

PUBLICIDADE

A proposta que resultou nessa nova legislação iniciou sua tramitação no Senado, foi aprovada e, em seguida, aprovada pelos deputados na Câmara em setembro, antes de ser sancionada por Lula.

Sair da versão mobile