O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está consciente e tranquilo após realizar uma cirurgia na madrugada desta terça-feira (10) para drenar um hematoma no crânio, segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta.
Em entrevista à imprensa, o ministro afirmou que o procedimento foi bem-sucedido, e que Lula não apresenta sequelas, mas que deverá ficar 48 horas na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês. Segundo o ministro, após esse período será possível ter uma posição mais clara sobre quando ele poderá retornar a Brasília.
Cirurgia durou quase duas horas
A cirurgia ocorreu após a detecção do hematoma em exames realizados no dia anterior. Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, o médico Marcos Stavale, que atendeu o presidente, disse que o procedimento durou cerca de duas horas.
De acordo com o médico, Lula teve um sangramento entre o cérebro e a membrana dura-máter. O problema estaria ligado ao acidente doméstico sofrido em 19 de outubro, quando o presidente caiu no banheiro e bateu a cabeça. Nas semanas seguintes, ele fez uma série de exames e passou vários dias trabalhando a partir do Palácio da Alvorada.