O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou pouco depois das 9h30 desta quarta-feira (10) a Curitiba para prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro em uma das ações em que é réu na Operação Lava Jato. Lula chegou no aeroporto Afonso Pena em um avião particular e deve seguir para um hotel antes de ir à Justiça Federal, onde vai estar pela primeira vez frente a frente com Moro.
Os desembarques de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), na manhã desta quarta, motivaram a montagem de um esquema especial de segurança no aeroporto. Funcionários receberam a notícia da chegada de Lula a Curitiba às 9h25 e começavam a organizar o desembarque em um hangar destinado à viação executiva.
>> Lula depõe nesta quarta a Moro em meio a clima de tensão e atos em Curitiba
>> Apoiadores de Lula se reúnem ao lado da Rodoferroviária de Curitiba
>> Dilma desembarca em Curitiba para acompanhar depoimento de Lula
Uma comitiva com parlamentares da oposição também chegou na manhã desta quarta de Brasília para acompanhar o depoimento do ex-presidente. O grupo vai visitar de manhã o acampamento montado pelo Movimento Sem-Terra na região central da capital paranaense e já está reunido com membros da diretoria do PT e outros deputados e senadores.
Ao chegar no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) afirmou que o grupo está no Paraná para dar apoio a Lula e entrar na “batalha política” desencadeada pelo juiz federal Sérgio Moro.
“Quem pode transformar isso num ato político-eleitoral é o juiz. Ele que transformou”, disse o parlamentar ao Broadcast Político. “Esse juiz não se conduz como um juiz, ele faz política. Ele conduz o processo para fazer política”, enfatizou
O deputado Décio Lima (PT-SC) disse que o clima tende a ser “tranquilo” nesta quarta em Curitiba. “O juiz é que está seletivo”, disse o parlamentar, quando perguntado sobre a motivação dos atos organizados durante o depoimento de Lula. Os políticos esperam a presença do ex-presidente em um ato após o interrogatório. “Vamos acompanhar e estamos com grupo um bem representativo”, afirmou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) .
Os deputados Paulo Teixeira (PT-SP), Maria do Rosário (PT-RS) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também estavam no grupo que desembarcou no Paraná. A ex-presidente Dilma, que viaja em voo de carreira, está a caminho e deve desembarcar às 10h30 no Afonso Pena. Os dois ex-presidentes devem se encontrar ainda pela manhã, segundo uma fonte ouvida pelo Broadcast Político.