Ícone do site Tribuna de Minas

Mais de 5 mil pessoas precisarão de internação durante pico, prevê secretário

carlos eduardo secretario de saude by gil Leonardi
Secretário de Saúde teme circulação de pessoas durante o feriado de Páscoa (Foto: Gil Leonardi)
PUBLICIDADE

Em entrevista virtual concedida nesta quinta-feira (9), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, citou que a projeção atual, feita pelo Governo de Minas, é de que entre os dias 3 e 4 de maio, considerados, no momento, a previsão de pico do coronavírus (Covid-19) no estado, cerca de 5.500 mineiros necessitarão de internação devido a agravos da doença. Deste total, 2 mil casos necessitariam de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dessa forma, o titular reiterou a importância da população em manter o isolamento social, principalmente no feriado que se aproxima. “Nossa primeira projeção indicava possível demanda de 14 mil pessoas por internação, número que foi reduzido para nove mil e agora cinco mil, das quais duas mil necessitariam de leito de UTI. Isso é uma projeção matemática com o cenário do dia em que a projeção é feita, e pode modificar, de acordo com o comportamento das pessoas”, pontua.

“Se neste feriado, todos forem para as ruas, de nada vale mais. Isso significa que a projeção é para ter uma ideia e não para o cidadão modificar por conta própria uma recomendação”.

Ainda conforme o secretário, a redução no número previsto de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 no momento de pico da doença é um indicativo de que as ações adotadas até o momento estão surtindo efeito. “Nitidamente a projeção está mostrado que estamos tomando as medidas corretas que o isolamento está fazendo efeito (…) mas isso não serve de jeito nenhum para o cidadão modificar, por conta própria, uma recomendação do isolamento, feita pelo Estado, e também deixar de usar máscara, de lavas sempre as mãos e manter o distanciamento social.”

Sobre uma possível reabertura do comércio em geral, Carlos Eduardo pontuou que, apesar de o Governo estar fazendo estudos para avaliar o momento e a forma adequada para determinar uma gradual reabertura do comércio, de uma forma geral, ainda é cedo para o afrouxamento das medidas. “Não não temos certeza ainda de qual vai ser o caminho e se poderá haver flexibilização. Precisaremos de mais tempo para ver como as pessoas estão evoluindo e para maior estruturação das nossas redes hospitalares”, afirmou.

PUBLICIDADE

Covid-19 em Minas Gerais

Ainda na ocasião, o secretário repercutiu dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta quinta, com os números referentes aos casos de Covid-19 no estado. Conforme o levantamento, Minas Gerais registra, até o momento, 56.807 casos suspeitos da doença, além de 655 casos confirmados. Cento e dezessete (117) óbitos estão em investigação, 15 foram confirmados e 121 descartados. No total, 78 municípios mineiros já confirmaram casos do novo coronavírus: Alfenas (1), Alpercata (1), Araguari (2), Arcos (2), Barbacena, (1), Belo Horizonte (304), Betim 6, Boa Esperança (2), Bom Despacho (1), Borda da Mata (1), Botelhos (1), Cambuí (5), Campo Belo (1), Campos Altos (1), Capitólio (1), Carangola (1), Carmo da Cachoeira (1), Carmo do Cajuru (2), Centralina (1), Contagem (14), Coronel Fabriciano (2), Divinésia (1), Divinópolis (19), Esmeraldas (1), Extrema (2), Formiga (1), Frutal (1), Governador Valadares (2), Guimarânia (1), Ipaba (1), Ipatinga (4), Itabira (1), Itanhandu (1), Itapeva (1), Janaúba (2), Jeceaba (1), João Monlevade (1), Juiz de Fora (50), Lagoa da Prata (11), Lavras (3), Machado (1), Manhuaçu (1), Mariana 2, Mário Campos (1), Matozinhos (1), Muriaé (4), Nanuque (2), Nova Lima 38, Pará de Minas (1) Paracatu (1), Paraisópolis (1), Patos de Minas (5), Patrocínio (6) , Piumhi (1), Poços de Caldas (3)Pouso Alegre (8), Ribeirão das Neves (2), Sabará (5), Santa Luzia (1), Santa Maria de Itabira (1), Santana do Paraíso (1), Santo Antônio do Monte (2), São João del Rei (3), São João Nepomuceno (1), Sarzedo (1), Senador Amaral (1), Serra do Salitre (1), Sete Lagoas (3), Timóteo (5), Toledo (1), Ubá (1), Uberaba (16), Uberlândia (38), Unaí (1), Varginha (5), Vazante (2), outro estado/país (18).

Sair da versão mobile