Ícone do site Tribuna de Minas

Lula embarcar para os EUA nesta quinta-feira

lula marcelo camargo agencia brasil
PUBLICIDADE

Na primeira viagem oficial aos Estados Unidos em seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá reunião com o mandatário dos EUA, Joe Biden, nesta sexta-feira (10/2). Entre os assuntos que devem ser tratados, estão o combate às mudanças climáticas, a segurança alimentar, o desenvolvimento econômico, além de questões migratórias. Outros temas globais também estarão na agenda, como a guerra na Ucrânia, mas os dois líderes não deverão se aprofundar neles.

O governo brasileiro deve pedir apoio às ações de proteção ambiental, em especial na Amazônia, e a defesa intransigente da democracia, pouco mais de um mês depois dos atos de 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inconformados com o resultado eleitoral invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

PUBLICIDADE

Biden foi um dos primeiros chefes de Estado a manifestar repúdio aos ataques e expressar solidariedade ao governo brasileiro. Considerando a invasão do Capitólio por apoiadores radicais de Donald Trump, em 6 de janeiro de 2021, os dois líderes deverão intercambiar experiências. O governo brasileiro espera reforço do apoio dado pela Casa Branca à democracia no Brasil, cuja polarização aumentou após as eleições de 2022.

PUBLICIDADE

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro da Tribuna.

Sair da versão mobile