Ícone do site Tribuna de Minas

Moraes libera o X/Twitter no Brasil após mais de um mês de bloqueio

X twitter

O 'X', antigo 'Twitter', chegou a ter mais de 22 milhões de usuários no país. (Foto: Rokas Tenys / Shutterstock)

PUBLICIDADE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o desbloqueio do X no Brasil nesta terça-feira (8). A decisão ocorre após a plataforma efetuar pagamento de multas no valor de R$ 28,3 milhões. Moraes assinou o despacho após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter se posicionado, também nesta terça, pela liberação do acesso à rede social.

“Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do x Brasil internet Ltda. em território nacional e determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, escreveu o ministro.

O X, do bilionário Elon Musk, está bloqueado no Brasil desde 30 de agosto, por decisão proferida por Moraes e referendada mais tarde pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A rede foi punida por não manter representação no Brasil e por descumprir diversas determinações judiciais.

Sair da versão mobile