Ícone do site Tribuna de Minas

INSS autoriza avaliação social por videoconferência

meu inss by fernando priamo

Regras de transição contam com mudanças anuais até chegarem, de forma gradual, ao que foi estabelecido pela reforma da Previdência (Foto: Fernando Priamo)

PUBLICIDADE

A avaliação social de pessoas com deficiência, realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), poderá ser feita de forma remota em todo o país, por meio de videoconferência, caso seja do interesse do beneficiário.

A medida, visando à modalidade remota para o procedimento de avaliação social exigido para a concessão do benefício assistencial de prestação continuada à pessoa com deficiência (BPC), está prevista na Portaria 978, publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (8).

Segundo a portaria, o serviço será disponibilizado nos canais remotos Meu INSS e Central de Atendimento 135, “permitindo ao cidadão escolher a forma do atendimento, presencial ou remota”.

PUBLICIDADE

A avaliação social será feita nas dependências do INSS ou de entidades parceiras, “cabendo ao cidadão comparecer ao endereço indicado, no dia e hora do seu agendamento para o atendimento”.

Caso haja necessidade de juntada de relatórios, pareceres ou outros documentos institucionais ou multiprofissionais para subsidiar a avaliação social, será necessário, ao beneficiário, apresentar um termo de consentimento. Documentos e formulários deverão ser digitalizados e enviados ao profissional do serviço social, via e-mail institucional.

Sair da versão mobile