Um gato persa de Minas Gerais venceu o concurso mundial de felinos no último domingo (3). Max, como é chamado pelos tutores, foi o vencedor do FIFe World Show 2024, na Noruega, que tem como objetivo reconhecer os melhores felinos do mundo. Os jurados avaliaram as características físicas e a personalidade dos felinos, e consideraram que o gatinho de Crucilândia, a menos de 300 quilômetros de Juiz de Fora, merecia o título.
Vânia Rocha, tutora de Max e responsável pelo gatil Libélula Azul, descreveu em detalhes o bichano: “Cabeça grande, olhos bem encaixados e a cor ideal do padrão cobre, tamanho perfeito, pelagem exuberante, é forte e bem pesado”. Em entrevista ao g1, ela também destacou que o temperamento do gato é de “um bebê super carinhoso, meigo, tranquilo e amoroso”.
De acordo com informações da organização do evento, o FIFe World Show possui 26 jurados responsáveis pela avaliação dos felinos. Na edição deste ano, além de Max, outros 24 gatos representaram seus países.
O evento também contou com um jantar de gala e outras atrações. A próxima edição do concurso está prevista para acontecer em 2025, em Bucareste, capital da Romênia, no mês de outubro.