Ícone do site Tribuna de Minas

Rio Grande do Sul: Governo federal reconhece calamidade pública em 336 municípios

rio grande do sul cheia rio guaiba calamidade municipios reproducao twitter
Nível do Rio Guaíba atingiu marca de 5,3 metros no domingo, a maior da história (Foto: Reprodução/Twitter)
PUBLICIDADE

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional editou nova portaria no domingo (5), publicada em edição extra Diário Oficial da União, alterando ato anterior e ampliando para 336 municípios gaúchos o reconhecimento do estado de calamidade pública em razão das chuvas intensas que atingem a região. Em Portaria publicada mais cedo, o Governo federal havia reconhecido o estado de calamidade em 265 municípios.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), já tinha declarado o estado de calamidade pública do Estado, depois da sequência de temporais, que alagou muitos municípios. Segundo último boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado às 18h do domingo, o número de mortes no Rio Grande do Sul chega a 78, sendo que outros quatro óbitos estão sendo investigados. A Defesa Civil comunicou que há 105 desaparecidos e 175 feridos. Ao todo, 18.487 pessoas estão em abrigos, de um total de 844.673 afetadas.

PUBLICIDADE

Ao obter o reconhecimento do Governo federal do estado de calamidade pública, o Estado consegue maior agilidade nas ações de auxílio federal de resposta e reconstrução. Além disso, o Governo pode adotar medidas administrativas para o processo de contratação de bens e serviços necessários para socorrer a população e recompor serviços e obras de infraestrutura essenciais, sem necessidade de licitação pública, por exemplo.

PUBLICIDADE

Como fazer doações às vítimas do Rio Grande do Sul?

O governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado. Segundo a Agência Brasil, a conta bancária nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul, receberá os valores pelo Pix do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38. A chave é a mesma usada no auxílio às vítimas dos temporais ocorridos no ano passado. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas.

Nesse canal oficial de doações, os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. A gestão e fiscalização dos recursos doados ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil do estado e auditado por representantes do poder público local e de entidades de assistência social.

PUBLICIDADE

Dados para doação:

Conta SOS Rio Grande do Sul

PUBLICIDADE

Chave Pix – CNPJ 92958800/000138

Banrisul

 

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile