Uma ressaca arrastou mesas e cadeiras na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, neste domingo (2). Na praia de Monte Alto, também em Arraial, a elevação do nível do mar fez com que a água invadisse ruas do entorno.
Através das redes sociais, a Prefeitura do município emitiu um comunicado informando que a Defesa Civil está acompanhando a situação dos moradores de Monte Alto e Figueira, em função do avanço do mar.
A Prefeitura relembrou também que o local já possui histórico de inundação em épocas de ressaca, uma vez que as águas do mar se encontram com a lagoa de Araruama.
A Defesa Civil da cidade, por sua vez, segue monitorando as praias. Em caso de emergência, o órgão sugere que as ligações sejam feitas para o telefone 199 ou através do Whatsapp, pelo (22) 98123-1182.
Ressaca deve continuar no Rio até esta terça
(Agência Brasil) – A Marinha do Brasil prorrogou, até a manhã desta terça-feira (4), aviso de ressaca para o litoral do Rio de Janeiro. Segundo o Centro de Operações da prefeitura carioca, estão previstas ondas de 2,5 a 3 metros de altura.
De acordo com o Centro de Operações, é importante seguir algumas orientações nos locais onde o mar esteja agitado e com ondas altas, como evitar banho de mar, a permanência em mirantes, navegação e tráfego de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
Ressacas têm atingido o litoral fluminense há alguns dias. Neste fim de semana, por exemplo, o mar invadiu a pista da Avenida Delfim Moreira, na orla do Leblon, na zona sul da capital, o que provocou a interdição da via.
Em Niterói, grandes ondas atingiram a praia de Itacoatiara ao longo dos últimos dias, atraindo surfistas para o local. A própria prefeitura anunciou o fato, chamando sua praia de “A Nazaré Brasileira”, em alusão à praia de ondas gigantes de Portugal, e pedindo atenção aos banhistas.